IF HOJE: IBC-Br aponta queda de 0,99% da atividade econômica em janeiro
O mercado esperava uma contração de 0,25% do índice no começo de 2022
Nesta quinta-feira (17), o Banco Central divulgou que o IBC-Br (índice de atividade econômica do Banco Central) de janeiro apontou uma queda de 0,99%. O mercado esperava uma contração de 0,25% do índice no começo de 2022 na comparação com dezembro de 2021, quando subiu 0,33%.
O objetivo do índice é mensurar mensalmente a evolução da atividade econômica do país e ajudar na estratégia de política monetária do país.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Por que importa?
O IBC-Br sinaliza como está a saúde da economia brasileira em meio à forte inflação, à alta de juros e à guerra na Ucrânia.
Como afeta seus investimentos?
Se o índice vier pior do que o esperado, ativos brasileiros podem se desvalorizar. Do contrário, a Bolsa de Valores tende a subir e o dólar, a cair.
Últimas em Economia
Fique por dentro:
Alta de juros
Na quarta (16), o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) aumentou a taxa básica de juros da economia brasileira em 1 ponto percentual, para 11,75% ao ano. O Federal Reserve (banco central americano) também elevou os juros em 025 ponto percentual, para o intervalo de 0,25% a 0,5% ao ano. Embora as duas decisões tenham sido amplamente antecipadas, o dia deve ser de ajustes das posições dos investidores. O aumento dos juros favorece as aplicações em renda fixa, enquanto diminui a atratividade da Bolsa de Valores.
Guerra na Ucrânia
O aumento dos relatos de morte de civis na Ucrânia choca o mundo, que torce para um avanço nas negociações para um cessar-fogo.
Governo vai cortar 0,38% do IOF nos empréstimos a micro e pequenas empresas
O governo vai cortar em 0,38% as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito de micro, pequenas e médias empresas, informou, ao Valor, o assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif Domingos. A medida faz parte de um “conjunto de fortalecimento da base econômica do Brasil”, disse ele. Também faz parte desse pacote a renegociação dos débitos das empresas do Simples e a retomada das linhas de crédito criadas na pandemia: o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac).
Congresso discute “subsídio dirigido” para gasolina, diz Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira que o projeto de lei que cria um fundo de equalização dos combustíveis está “completamente fora do radar”, mas que o Congresso discute junto com a Casa Civil, Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia um “subsídio dirigido” à gasolina para alguns setores.
Militares do governo criticam presidente da Petrobras
Alvo de críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Petrobras, general da reserva Joaquim Silva e Luna, também tem tido seu desempenho na crise dos combustíveis questionado por colegas da caserna que fazem parte do governo. A avaliação de integrantes da ala militar do governo é que faltou a Silva e Luna, até o momento, “sensibilidade social” para lidar com o problema.
Embora Silva e Luna tenha esclarecido que não poderia ter adotado outro comportamento, pela responsabilidade com a empresa e com os acionistas em obediência à política de preços em vigor, o presidente Bolsonaro reclamou com vários auxiliares e outros interlocutores que o anúncio do reajuste de 18% na gasolina e quase 25% no diesel – após 57 dias sem nenhum aumento -, poderia ter aguardado mais um ou dois dias, prazo do desfecho da votação do pacote de combustíveis no Congresso. A reclamação entre integrantes da ala militar do governo é que Silva e Luna também poderia fazer outros “acenos” que transmitissem alguma sensibilidade social por parte da Petrobras.
Para acompanhar hoje:
- 9h: IBC-Br do Brasil em janeiro
- 9h30 – EUA: novas construções nos EUA em fevereiro
- 10h15 – EUA: produção industrial dos EUA em fevereiro
- 10h30 – EUA: pedidos de seguro-desemprego nos EUA até 9 de março
(Com Valor Econômico)