IF HOJE: IBGE divulga o IPCA-15 de abril

O mercado espera uma alta de 1,85% em relação a março

Corte de imposto sobre combustíveis está ajudando a reduzir preços da economia (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
Corte de imposto sobre combustíveis está ajudando a reduzir preços da economia (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Nesta quarta-feira (27), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de abril. O mercado espera uma alta de 1,85% em relação a março, quando o índice subiu 0,95% na comparação mensal. Na comparação com abril de 2021, é esperada uma inflação de 12,16%.

Por que importa?

O índice é uma prévia da inflação oficial do país e é há grande dúvida entre os economistas se os preços podem perder força com a recente queda do dólar. Em março, a inflação preocupou, com a maior variação para um mês de março desde 2015.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como afeta seus investimentos?

Se a prévia da inflação vier mais forte do que o esperado, o mercado deve precificar juros futuros mais altos, beneficiando títulos de renda fixa pós-fixados.

Fique por dentro:

Rússia corta fornecimento de gás natural para Polônia e Bulgária

A Rússia notificou nesta terça-feira as autoridades de Polônia e Bulgária que interromperá o fornecimento de gás natural a partir de amanhã. A medida é uma reação à decisão dos dois países de recusar uma exigência do Kremlin para utilizar um novo sistema e pagar pelo produto em rublos. Empresas responsáveis pelo abastecimento nos dois países foram notificadas pela estatal russa Gazprom que o fornecimento do gás natural será interrompido a partir de amanhã. No entanto, tanto a Polônia como a Bulgária disseram que não haverá um impacto imediato para a população e que não há a necessidade de um corte no consumo.

Últimas em Economia

Reino Unido bane exportação de tecnologias à Rússia e zera tarifas para produtos da Ucrânia

O Reino Unido anunciou nesta terça que proibirá a exportação de produtos e tecnologias que a Rússia poderia usar na guerra contra a Ucrânia. Além disso, o governo britânico disse que cortará as tarifas sobre todas as mercadorias comercializadas por Kiev, em uma tentativa de apoiar financeiramente o país. O Departamento de Comércio informou que os produtos visados pela proibição de exportação podem incluir equipamentos de interceptação de comunicações e de monitoramento, com o objetivo de “fechar quaisquer brechas existentes para garantir que a Rússia não compre esses produtos do Reino Unido”.

Para acompanhar hoje:

08h30: discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE (banco central europeu)
09h: balança comercial do México em março
09h: IPCA-15 de abril
09h30: balança comercial dos EUA em março
09h: nível de estoques do varejo e do atacado americanos excluindo automóveis em março
11h30: estoques de petróleo bruto e gasolina nos EUA
13h: discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE (banco central europeu)
14h: receita tributária federal do Brasil
14h30: fluxo cambial estrangeiro no Brasil
20h50: produção industrial do Japão em março e projeção de abril
20h50: vendas no varejo do Japão em março

Balanços de:

WEG: antes da abertura do mercado
Dexco: após o fechamento do mercado
Kepler Weber: após o fechamento do mercado
Odontoprev: após o fechamento do mercado
Vale: após o fechamento do mercado
Vamos: após o fechamento do mercado

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS