- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF HOJE: IGP-M de março fica em 1,74%, acima das projeções, de 1,33%
IF HOJE: IGP-M de março fica em 1,74%, acima das projeções, de 1,33%
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) encerrou o mês de março com inflação de 1,74%, acumulando alta de 5,49% no ano e de 14,77% em 12 meses, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) na manhã desta quarta-feira (30).
A variação de preços ficou acima da mediana das estimativas de 25 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de 1,33%, com intervalo das projeções indo de 0,53% a 3,00%. Em março de 2021, o índice havia subido 2,94% e acumulava alta de 31,10% em 12 meses.
Por que importa?
O IGP-M é muito utilizado na correção de contratos, especialmente os de aluguel. Além disso, ele é um dos principais indicadores inflacionários do país e será olhado de perto em um momento em que a inflação é o maior risco para o mercado financeiro local.
Como afeta seus investimentos?
Como o índice superou as estimativas, os juros futuros devem subir, precificando uma Selic mais alta, o que beneficia títulos de renda fixa pós-fixados.
Fique por dentro:
‘Veremos’, diz Biden sobre promessa russa de reduzir ofensiva militar em Kiev
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adotou um tom cauteloso ao falar nesta terça-feira sobre o anúncio da Rússia de que pretende reduzir as operações militares em Kiev, como parte das negociações sobre um cessar-fogo para o conflito com a Ucrânia.
“Veremos se eles vão seguir o que eles sugeriram”, disse Biden ao ser questionado sobre o anúncio da Rússia. “Mas, enquanto isso, vamos continuar a manter fortes sanções e fornecer aos militares da Ucrânia a capacidade de se defenderem.”
CVM investiga a troca no comando da Petrobras
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu investigação sobre a divulgação da mudança na presidência da Petrobras, já que as primeiras notícias sobre a saída do general Joaquim Silva e Luna começaram a ser veiculadas no meio da tarde de segunda (28), com o pregão aberto e antes de um comunicado ao mercado da Petrobras, que só veio depois das 20h.
Para acompanhar hoje:
8h: IGP-M de março
8h: sondagem da FGV dos setores brasileiros de serviços e comércio em março
9h: inflação da Alemanha em março
9h15: criação de vagas de trabalho nos EUA em março
9h30: nota sobre política monetária e operações de crédito do Banco Central do Brasil em fevereiro
9h30: revisão final do PIB e da inflação dos EUA no 4º trimestre
11h30: estoques de petróleo nos EUA até 22 de março
20h50: produção industrial no Japão em fevereiro
22h30: PMI composto da China em março
Com Valor Econômico
Leia a seguir