IF Hoje: Indicadores PMI mostram quão aquecida (ou desaquecida) está a economia no mundo

Segunda-feira (5) tem dados de atividade da Zona do Euro, do Brasil e dos EUA

Movimentação na Rua 25 de Março, principal rua de comercio popular. Foto: Edilson Dantas / Agencia O Globo
Movimentação na Rua 25 de Março, principal rua de comercio popular. Foto: Edilson Dantas / Agencia O Globo

Uma série de indicadores econômicos que serão divulgados nesta segunda-feira (5) vai mostrar qual deve ser a preocupação do mercado financeiro neste momento: a inflação ou a recessão.

Calculados por diferentes instituições, os chamados PMIs (Índices de Gerentes de Compras, na sigla em inglês) usam metodologia semelhante: questionários respondidos pelos profissionais responsáveis por administrar os suprimentos (supply chain) das empresas. Com perguntas a respeito de volume de produção, pedidos de matérias-primas, preços praticados e outros aspectos do negócio, esses indicadores conseguem identificar mais cedo as grandes tendências para a economia. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão, e, abaixo, contração.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Bem cedinho, a consultoria empresarial S&P Global informa os PMIs de serviços e consolidado (que combina dados dos setores industrial e de serviços) da Zona do Euro. Depois, vêm os índices do Brasil. No final da manhã, tem os dos Estados Unidos medidos pela S&P Global e pelo ISM (Institute for Supply Management).

Grande parte dos países ocidentais está enfrentando, nos últimos meses, a maior inflação em décadas — tanto por causa da pandemia de Covid-19, que bagunçou as cadeias de suprimento quanto pela guerra da Rússia na Ucrânia, a qual fez disparar os preços de energia e dos alimentos.

Últimas em Economia

Para tentar segurar essa tendência, os bancos centrais estão aumentando os juros vertiginosamente. Mas, como resultado, vem o medo dos investidores de que as autoridades monetárias acabem exagerando na dose dos juros e levem os países à recessão.

Os números sobre a atividade econômica desta segunda (5) ajudarão a entender se o temor continua fazendo sentido.

Agenda do dia

  • 6h – Zona do Euro: PMIs composto e serviços da S&P Global (novembro)
  • 7h – Zona do Euro: Vendas no varejo (outubro)
  • 8h25 – Brasil: Boletim Focus (semanal)
  • 10h – Brasil: PMIs composto e serviços da S&P Global (novembro)
  • 11h45 – EUA: PMIs composto e serviços da S&P Global (novembro)
  • 12h – EUA: PMI não industrial da ISM (novembro)
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS