IF Hoje: Inflação no Brasil é foco do dia no mercado financeiro

O Copom divulga hoje a ata de sua última reunião, que elevou a Selic em 0,5 ponto percentual para 13,75% ao ano

Posto de combustíveis no Rio. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Posto de combustíveis no Rio. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Os investidores que vêm apostando que o ciclo de alta da taxa Selic está perto do fim – a maior parte do mercado financeiro – podem ter nesta terça-feira (9) as maiores indicações de que estão na posição certa.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) divulga logo cedo a ata de sua última reunião, na semana passada, quando aumentou a Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. No comunicado em que anunciou a decisão, o comitê disse que pode lançar mão de mais uma elevação de 0,25 ponto percentual na reunião de 20 e 21 de setembro, se necessário.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No entanto, segundo o Boletim Focus que saiu na segunda (8), a maioria dos especialistas acha que nao haverá mais aumentos. Nessa pesquisa semanal realizada pelo BC com analistas de mercado, a estimativa para a Selic ao final de 2022 foi mantida em 13,75% ao ano pela sétima semana seguida. Os investidores então vão procurar, na ata, detalhes do raciocínio que fundamentou a mais recente elevação para afinar suas projeções.

Tal ajuste ganha um argumento de peso com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de julho, que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também anuncia nesta manhã. O IPCA-15, prévia do índice oficial, informado há duas semanas, desacelerou de 0,69% em junho para 0,13% no mês passado devido principalmente à redução no preço dos combustíveis. Em 12 meses, o indicador ficou em 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados em junho.

Últimas em Economia

Como afeta os investimentos?

Os contratos de juros futuros tiveram forte queda na segunda (8) como resultado do aumento das apostas no fim do ciclo de elevação da Selic, um movimento que teve início após a reunião do Copom. Se o IPCA de fato confirmar a tendência de queda esperada, as taxas devem recuar mais, deixando as aplicações em renda fixa menos atraentes. Já os investimentos em renda variável, que oferecem mais risco porém podem dar retornos superiores, ficam mais interessantes.

Agenda do dia

  • Balanços antes da abertura dos mercados (Brasil): BTG Pactual, Banco ABC Brasil, Taurus, Aura Minerals
  • 8h: Ata do Copom
  • 9h: IPCA (julho), do IBGE
  • 22h30 – China: Índice de preços ao consumidor (julho)
  • Balanços após o fechamento dos mercados (Brasil): Guararapes, CVC Brasil, Méliuz, Valid, CSU Cardsystem, Copel
  • Balanços após o fechamento dos mercados (EUA): LATAM Airlines, Coinbase
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS