IF HOJE: investidores esperam sinalização do Copom sobre juros em março

Mercado espera que Selic vá para 10,75% ao ano hoje

Sede do Banco Central, em Brasília (Foto: Pablo Jacob/ Agência O Globo)
Sede do Banco Central, em Brasília (Foto: Pablo Jacob/ Agência O Globo)

Nesta quarta-feira (2), o Copom (Comitê de Política Econômica do Banco Central) define a nova Selic (taxa básica de juros). O mercado espera uma alta de 150 pontos-base, levando o juro para 10,75% ao ano. Porém, para os investidores, o mais relevante é o que o BC vai dizer, no comunicado em que anuncia o ajuste, sobre os passos seguintes na política monetária. A alta de fevereiro será suficiente para domar a inflação ou será preciso elevações adicionais?

Por que importa?

O efeito esperado do aumento de juros é desacelerar a economia e assim coibir o aumento dos preços. A Selic determina o rendimento de vários investimentos de renda fixa no Brasil, bem como o custo do crédito.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como impacta seus investimentos?

A alta na Selic vai beneficiar ativos de renda fixa pós-fixada, enquanto ativos de renda variável ficam menor atrativos. O real também pode se beneficiar de juro mais alto, com um eventual aumento de fluxo de estrangeiros pro Brasil.

Fique por dentro:

Covid-19

O Brasil registrou 767 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde, nesta terça-feira (1º). Com isso, o total de óbitos pelo novo coronavírus subiu para 628.132.

Últimas em Economia

A média móvel de vítimas fatais da covid-19 nos últimos sete dias foi de 604 por dia – a maior registrada desde 5 de setembro do ano passado, quando estava em 606 –, um aumento de 181% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Lucro da Apple

Os investidores temiam que a falta mundial de chips prejudicaria os resultados da fabricante do iPhone no final de 2021, mas o balanço da companhia, divulgado após o fechamento do mercado ontem, supreendeu positivamente. Sua receita no quarto trimestre do ano passado subiu 11% em relação ao mesmo período de 2020, para US$ 123,9 bilhões, e os lucros por ação cresceram 25%, para US$ 2,10.

Para acompanhar hoje:

  • Antes da abertura do mercado: balanço do Santander Brasil
  • 9h: produção industrial no Brasil em dezembro
  • 10h15: vagas de trabalho abertas nos EUA em janeiro
  • 18h30: anúncio da taxa de juros
  • Após o fechamento do mercado: balanço da Cielo

(Com edição de Denyse Godoy)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS