- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF HOJE: autoridades monetárias do Brasil e dos EUA podem dar indicações sobre juros
IF HOJE: autoridades monetárias do Brasil e dos EUA podem dar indicações sobre juros
A segunda-feira (11) tem aparições públicas de membros dos comitês de política monetária do Banco Central brasileiro e do Federal Reserve, o americano. No Brasil, o presidente do BC comparece a um evento realizado pela consultoria política Arko Advice, a partir das 9h. Nos Estados Unidos, três executivos do Fed proferem discursos em eventos.
Em meio a uma forte onde inflacionária mundial, os BCs de todo o mundo estão aumentando juros. Os executivos das instituições podem, nessas aparições, dar indicações sobre o ritmo da elevação.
Fique por dentro:
Musk não vem aí
Elon Musk, o homem mais rico do mundo, desistiu de ter um assento no conselho de administração da rede social Twitter. O fundador da montadora de veículos Tesla comprou uma participação de quase 10% no Twitter, e a expectativa de que viesse a participar mais ativamente da gestão animou os investidores. Mas, na noite de domingo (10), o presidente da rede, Parag Agrawal, disse que Musk recusou o convite para fazer parte do colegiado e que acredita que é melhor assim.
Governo faz estudos para elevar limite de isenção em IR de pessoa física
A correção na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e um possível corte adicional nas alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) estão sendo simulados pela Receita Federal, mas não há nenhuma decisão do governo a respeito, disse fonte da área econômica. Ontem, em evento do Bradesco BBI, o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a possibilidade das duas medidas. Para decidir o corte, o governo quer primeiro saber o tamanho do excesso de arrecadação de 2022. Os resultados de janeiro e fevereiro vieram fortes, e uma pergunta a ser respondida é qual o tamanho da folga que há para o corte nos impostos.
Perde força no governo a ideia de aprofundar corte do IPI a 33%
O corte adicional das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de 25% para 33%, perdeu força nos bastidores do governo e pode não ser concretizado, disse fonte da área econômica. Nesse caso, a retirada dos produtos da Zona Franca de Manaus da rodada de corte, como pedia a bancada do Amazonas, não ocorrerá. O ministro da Economia, Paulo Guedes, havia confirmado o corte adicional em evento do Bradesco BBI, ontem. O Ministério da Economia já havia encaminhado ao Planalto uma proposta de decreto com o corte adicional e a exceção aos produtos da Zona Franca. No entanto, a área política do governo avaliou que havia sido rompido o acordo que dera base a esse arranjo. Assim, todo o decreto foi colocado em suspenso.
Governo avalia reajustar salários de polícias, Receita, BC e AGU
No quebra-cabeças que se tornou a questão do reajuste para os funcionários públicos federais, o governo passou a analisar a hipótese de atender a um pequeno número de categorias dentro do espaço fiscal existente no Orçamento de 2022, de R$ 1,7 bilhão. Esse dinheiro seria suficiente para atender ao reajuste das polícias, principalmente dos agentes penitenciários, como é o desejo do presidente Jair Bolsonaro. Haveria também espaço para acomodar o pleito dos funcionários da Receita, de um bônus individual por desempenho. Também poderiam ser acomodados os pleitos do Banco Central e da Advocacia-Geral da União (AGU), apurou o jornal Valor Econômico.
UE congela quase 30 bi de euros em ativos de oligarcas russos
Os países da União Europeia (UE) congelaram cerca de 29,5 bilhões de euros em ativos vinculados a indivíduos e entidades da Rússia e da Belarus em resposta à invasão da Ucrânia pelas forças russas. Os ativos congelados incluem barcos, helicópteros, imóveis e obras de arte avaliados em quase 6,7 bilhões de euros. Além disso, a UE bloqueou aproximadamente 196 bilhões de euros em transações financeiras, segundo informou a Comissão Europeia nesta sexta-feira ao apresentar o balanço da força-tarefa criada para “congelar e capturar” ativos de entidades e indivíduos sob sanção por suas ligações com o Kremlin.
Para acompanhar hoje:
- 9h: Roberto Campos Neto participa de evento realizado por Arko Advice e TC
- 10h30 – EUA: discurso de Raphael Bostic, presidente da unidade distrital de Atlanta e membro do comitê de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano)
- 10h30 – EUA: discurso de Michelle Bowman, diretora e membro do comitê de política monetária do Fed
- 13h40 – EUA: discurso de Charles Evans, presidente da unidade distrital de Chicago e membro do comitê de política monetária do Fed
(Com Valor Econômico)
Leia a seguir