- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- ‘PIB do Banco Central’ sobe 0,33% em dezembro e fecha 2021 com alta de 4,5%
‘PIB do Banco Central’ sobe 0,33% em dezembro e fecha 2021 com alta de 4,5%
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Banco Central, avançou 0,33% em dezembro em relação a novembro de 2021. Frente a dezembro de 2020, a alta foi de 1,30%. Com o resultado, a atividade econômica apurada pelo BC fechou 2021 com um crescimento de 4,50%.
Por que importa?
O dado é considerado pelo mercado como uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto) e pode dar uma ideia de como se deu o crescimento da economia em 2021.
O IBC-Br, porém, tem metodologia de cálculo distinta do PIB, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicador mensal do BC permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o PIB, de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.
Como afeta seus investimentos?
O IBC-Br havia subido 0,69% em novembro contra outubro, o que mostra uma desaceleração da atividade em dezembro. O enfraquecimento da economia seria um sinal para o Banco Central encerrar o ciclo de altas da taxa Selic, mas a autoridade monetária já indicou que deve elevar mais os juros básicos enquanto a inflação não arrefecer.
Fique por dentro:
Cresce lucro do Itaú
O Itaú Unibanco registrou lucro recorrente de R$ 7,159 bilhões no 4º trimestre de 2021, com alta de 5,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e de 32,9% em relação ao quarto trimestre de 2020. O resultado ficou acima das previsões dos analistas, de R$ 6,812 bilhões.
Por economia fraca, Galeão é devolvido
A concessionária RIOGaleão, do grupo Changi Airports, de Singapura, pediu para devolver o aeroporto internacional Tom Jobim, pela fraca atividade econômica e pelos efeitos da pandemia na economia. Em seguida o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o leilão do aeroporto Santos Dumont foi adiado para 2023 e será feito junto com o do Galeão. Os aeroportos de Campinas e de Natal também estão sendo devolvidos pela iniciativa privada.
Fim da exclusividade de agentes autônomos
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicará nos próximos 30 dias uma nova instrução normativa para acabar com a exclusividade dos agentes autônomos de investimentos e a exigência de adoção de sociedade simples, afirmou ao jornal Valor Econômico o deputado Neucimar Fraga (PSD-ES), relator da medida provisória (MP) que muda as taxas de fiscalização do setor.
Covid com tendência de queda
O Brasil registrou 922 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde nesta quinta-feira (10). Com isso, o total de óbitos pelo novo coronavírus subiu para 636.111. Nesta quinta, Roraima não divulgou seus dados sobre a doença.
A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 874 por dia – a maior registrada em quase 6 meses, desde 12 de agosto de 2021, quando estava em 884 –, um aumento de 85% em relação aos casos registrados em 14 dias.
De acordo com o balanço, o número de novos casos conhecidos de covid-19 de ontem pra hoje foi de 165.359, elevando o total de infectados para 27.125.512. A média móvel de casos do novo coronavírus nos últimos sete dias foi de 146.540 por dia, um recuo de 20% em relação aos casos registrados em 14 dias, apontando tendência de queda nos diagnósticos da doença pela primeira vez após cerca de 40 dias.
Para acompanhar hoje:
- 9h: IBC-Br de dezembro
- 12h: Roberto Campos Neto, presidente do BC, participa de almoço com empresários organizado pelo grupo Esfera Brasil
- Balanços: Alpargatas, BR Partners, Itaú Unibanco, Multiplan, Banco ABC Brasil e Usiminas
(Com Valor Econômico)
Leia a seguir