IF HOJE: reunião da Otan é o destaque desta quinta

A organização tem adotado um tom mais duro contra a Rússia e alega receio a um ataque nuclear ou de armas químicas na Ucrânia

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: Wikimedia)
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: Wikimedia)

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reúne em uma reunião de cúpula emergencial nesta quinta-feira (24) para discutir a guerra na Ucrânia, que hoje completa um mês.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já está na Bélgica para participar da reunião com outros líderes mundiais.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A Otan tem adotado um tom mais duro contra a Rússia e alega receio de um ataque nuclear ou de armas químicas na Ucrânia, o que levaria a organização a mudar de posição, podendo significar uma piora no conflito. A Otan já reforça as tropas no leste europeu.

Por que importa?

O encontro da Otan deve determinar os próximos passos da guerra e da retaliação do Ocidente à Rússia.

Últimas em Economia

Como impacta seus investimentos?

Caso o tom adotado pela Otan seja mais duro, como se espera, as commodities devem continuar a se valorizar e ativos de renda variável podem cair.

Fique por dentro:

Votorantim e Itaúsa fazem proposta por fatia da Andrade Gutierrez na CCR

Um consórcio formado pelo grupo Votorantim (VSA) e pela Itaúsa está perto de adquirir a participação de 14,86% da Andrade Gutierrez no bloco de controle da CCR. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira (23) pelas companhias em fatos relevantes. A previsão é que o acordo seja concluído na próxima semana, segundo fontes. A Votorantim já tem uma participação de 5,8% no capital da empresa de infraestrutura. Com a aquisição, o plano dos dois grupos é ficar com parcelas iguais, de 10,3% cada um, de ações na CCR.

Brasil tem chance de inserção global com guerra, afirma Campos

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia modificou a dinâmica das cadeias globais de valor e que isso pode gerar efeitos positivos para o Brasil. “Tem uma notícia que pode ser potencialmente muito boa quando vemos os efeitos dos choques da guerra para o Brasil”, disse em evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “A parte de minerais é positivo para o Brasil, porque é exportador. A parte de alimentos também, se o Brasil tiver fertilizante é positivo para porque o país é exportador”, completou. Segundo ele, o redesenho das cadeias globais pode ser uma oportunidade para o Brasil se inserir nesse contexto. “O Brasil não se inseriu nas cadeias globais de valor, agora temos oportunidade de estarmos presentes. Essa é uma grande oportunidade para o Brasil em termos do que está acontecendo no mundo”, disse.

Brasil vai aumentar em 10% a produção de petróleo para ajudar a estabilizar o mercado

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil deverá aumentar este ano a produção de petróleo em cerca de 300 mil barris por dia, o que levará à alta 10% da produção nacional. A declaração foi dada na abertura da reunião ministerial da Agência Internacional de Energia (AIE), em Paris. De acordo com o ministro, o aumento da produção de óleo bruto será a contribuição do Brasil para a “estabilização dos mercados globais de energia”, afetados diretamente pelos efeitos da invasão russa na Ucrânia.

Guerra na Ucrânia põe em xeque visão do bitcoin como ‘ouro digital’

Assim como diz o ditado “nem tudo que reluz é ouro”, no mercado financeiro, nem todo ativo que possui semelhanças com o metal amarelo deve ser considerado um ativo de segurança. Há entre analistas a percepção de que o bitcoin vem assumindo um papel de porto seguro em meio a períodos de incerteza e instabilidade, função equivalente ao do ouro. O que significa que investidores estariam recorrendo à criptomoeda em momentos de mau presságio. O conflito entre Rússia e Ucrânia e o aperto monetário pelos mais importantes bancos centrais do planeta, no entanto, vêm colocando em dúvida a máxima, mostrando que ainda é cedo para tratar o criptoativo como um “ouro digital”. “O bitcoin ainda é uma tecnologia relativamente jovem e um ativo bastante volátil. Também não tem um papel particularmente grande, se considerar o tamanho dos mercados globais”, diz John Laforge, chefe de estratégia de ativos reais do Wells Fargo.

Para ficar de olho hoje:

  • 8h: expectativa de inflação dos consumidores da FGV de março
  • 8h: relatório de inflação do Banco Central
  • 9h30: encomendas de bens duráveis nos EUA em fevereiro
  • 9h30: pedidos de seguro-desemprego nos EUA até 16 de março
  • 10h45: PMI composto dos EUA em março

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS