- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF HOJE: vendas no varejo em março são o destaque desta terça após ata do Copom
IF HOJE: vendas no varejo em março são o destaque desta terça após ata do Copom
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta terça-feira (10) a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de março.
O mercado espera uma alta mensal de 0,4% e um crescimento de 2,1% na comparação com o mesmo mês de 2021.
Em fevereiro, o volume de vendas no varejo surpreendeu positivamente crescendo 1,1% ante janeiro e 1,3% na comparação anual.
Na ata de sua última reunião, divulgada nesta manhã, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) salientou que os mais recentes dados de crescimento da economia brasileira estão saindo comforme o esperado, mas que para os próximos meses deve se observar uma desaceleração devido ao aumento das taxas de juros.
POR QUE IMPORTA?
O varejo é um dos setores mais importantes da economia e seu desempenho é fundamental para a retomada dos empregos e da renda no Brasil.
COMO IMPACTA SEUS INVESTIMENTOS?
Se os dados vierem novamente melhor do que o esperado, as ações brasileiras e o real podem se valorizar. Do contrário, o mercado brasileiro pode operar em baixa.
Fique por dentro:
Para combater inflação, governo vai reduzir tarifas de produtos importados
Preocupado com a aceleração da inflação, o governo reduzirá para zero as alíquotas do Imposto de Importação de 11 produtos. Da lista, fazem parte alimentos da cesta básica e produtos siderúrgicos usados pela construção civil. Além disso, será reduzida, em 10%, a Tarifa Externa Comum (TEC) vigente no Mercosul. As medidas devem ser anunciadas na quinta-feira. Esta será a segunda vez, em seis meses, que o governo reduz a TEC em 10%. A decisão, no caso da TEC, deve atingir 87% dos produtos de fora do Mercosul. Por terem tratamento distinto dentro do bloco, automóveis e produtos sucroalcooleiros pagam tarifas externas comuns próprias e não terão o Imposto de Importação reduzido. Hoje, a TEC média do Mercosul está em torno de 11,7%.
‘Não podemos ficar quietos’, diz líder de caminhoneiros sobre aumento do diesel
Em vídeo distribuído a sua base de contatos, o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, se disse “indignado” com o reajuste no preço do diesel. “Gente, não podemos ficar quietos”, afirmou. “Nós precisamos fazer alguma coisa.”
No entendimento de Chorão, o presidente Jair Bolsonaro deu sinais de que “começou a entender que precisa realmente mexer no Preço de Paridade de Importação (PPI)”. Ele se referia à política de preços da Petrobras, que repassa ao mercado interno as variações das cotações do dólar e do barril de petróleo.
Elon Musk diz que pode morrer misteriosamente e sugere envolvimento russo
O bilionário Elon Musk, 50, deixou seus seguidores curiosos no domingo ao fazer um tuíte sobre a possibilidade de morrer misteriosamente e, pouco tempo depois, compartilhar uma mensagem do antigo vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozin, o que sugeriu que a Rússia pudesse ter algum envolvimento no tuíte anterior.
“Se eu morrer em circunstâncias misteriosas, foi bom conhecer vocês”, escreveu o fundador da Space X. No próximo tuíte, ele mostrou uma mensagem em que o ex-ministro condenava a empresa por seu projeto Starlink permitir que um grupo neonazista ucraniano usasse a internet. O projeto consistia em entregar terminais de internet para militares ucranianos e para o batalhão neonazista Azov.
Para acompanhar hoje:
08:40 Discurso de Williams, membro do FOMC
09:00 Vendas no Varejo brasileiro em março
09:30 Discurso de Bostic, membro do FOMC
10:00 Produção e Vendas de Veículos no Brasil em abril
11:00 Índice IBD/TIPP de Otimismo Econômico nos EUA
11:00 Discurso de Nagel, Presidente do Bundesbank
13:20 Pronunciamento de Mauderer, do BC alemão
14:00 Discurso de Waller, membro do Fed
14:00 Discurso de Kashkari, membro do FOMC
14:20 Discurso de Luis de Guindos, do BCE
16:00 Discurso de Mester, membro do FOMC
17:30 Relatório Semanal de Estoques de Petróleo nos EUA
20:00 Discurso de Bostic, membro do FOMC
22:30 Inflação na China em abril (IPC e IPP)
(Com Valor Econômico)
Leia a seguir