IF HOJE: Vendas do varejo caem 1,3% em setembro, mais que o dobro do esperado
Na comparação com setembro de 2020, a previsão é de queda de 4,3%
O volume de vendas no varejo em setembro é o destaque desta quinta-feira (11). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta manhã que as vendas do comércio caíram 1,3% em setembro na comparação com o mês anterior e 5,5% ante o mesmo período do ano passado.
A expectativa dos analistas era que, em setembro, as vendas tivessem recuado 0,6% em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2020, a expectativa era de queda de 4,3%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Por que importa?
A pesquisa de comércio do IBGE dá um bom panorama da atividade econômica no Brasil. Ao lado de serviços, comércio compõe mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, gerando a maior parte dos empregos.
Como afeta seus investimentos?
Uma queda maior do que a esperada no varejo é um sinal de que a economia está pior do que se imaginava, o que pode levar a Bolsa de Valores e o real a cair, elevando os juros futuros. Alguns ativos de renda fixa podem se beneficiar do movimento.
Últimas em Economia
Fique por dentro
Gás mais caro
De acordo com o jornal Valor Econômico, a Petrobras propôs entre dois e quatro aumentos no preço do gás natural em 2022. A Abegás, representante das concessionárias de gás, deve entrar com uma representação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra a petroleira.
PEC dos Precatórios
Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), a PEC dos Precatórios deve ser discutida na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) entre 23 e 24 de novembro. O projeto visa o adiamento do pagamento de precatórios (dívidas do governo) e a mudança no cálculo do teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O último pagamento do programa de assistência social foi em outubro.
Evergrande
A gigante imobiliária chinesa Evergrande teria deixado de pagar US$ 148 milhões em juros que vencerem nesta quarta (10) a um dos seus credores, a empresa alemã Deutsche Marktscreening Agentur. De acordo com comunicado ao mercado da credora, ela prepara um processo de falência contra a Evergrande. Em setembro, a construtora chinesa anunciou que não teria como honrar seus compromissos.
Para prestar atenção hoje
Antes das 10h: Azul e Grupo GPS divulgam seus respectivos balanços do terceiro trimestre.
Após 18h: Agrogalaxy, Alliar, Alphaville, Ambipar, Americanas, B3, Banco BMG, Bemobi, BR Brokers, BR Malls, Bradespar, C&A Modas, CCR, Cemig, CPFL Energia, Cury, Cyrela, Dasa, Energisa, EZTec, Ferbasa, Focus Energia, Grupo Mateus, Grupo SBF (Centauro), Grupo Soma, Hapvida, Hidrovias do Brasil, IMC, IRB Brasil, Lavvi Empreendimentos, Light, Lojas Renner, Magazine Luiza, Mahle-Metal Leve, Mills Estruturas, Modalmais, Multilaser, Natura &Co, Neogrid, Orizon, Ourofino Saúde Animal, Plano & Plano, Portobello, Qualicorp, Raízen, Randon, Renova Energia, Rumo, Sabesp, Sanepar, SYN (ex-CCP), Triunfo, TC (ex-TradersClub), Tecnisa, Time For Fun (T4F), Track&Field, Trisul, Unicasa, Unifique, Unipar Carbocloro, Vittia Fertilizantes, Viver, Westwing, Wilson Sons e Wiz publicam seus resultados.