IF HOJE: IGP-DI fica em 1,50% em fevereiro e acumula alta de 15,35% em 12 meses
O índice é uma medida ampla da inflação no país
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou inflação de 1,50% em fevereiro, percentual inferior ao apurado em janeiro, de 2,01%, e acumulando alta de 15,35% em 12 meses, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Com peso de 60%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,94% em fevereiro. No mês anterior, o índice havia apresentado alta de 2,57%. Com peso de 30%, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,28% em fevereiro, contra 0,49% em janeiro. Com os 10% restantes do IGP-DI, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) variou 0,38% em fevereiro, ante 0,71% no mês anterior. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de janeiro para fevereiro: Materiais e Equipamentos (1,08% para 0,28%), Serviços (1,39% para 1,66%) e Mão de Obra (0,26% para 0,25%).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Os efeitos da recente escalada do preço do petróleo ainda não se materializaram entre os combustíveis, cujos preços são controlados, ou mesmo sobre a indústria química. Além disso, o preço do minério de ferro (de 11,33% para -0,10%) cedeu e permitiu a desaceleração da taxa do IPA. Ao longo do mês de março, os preços de vários derivados do petróleo devem apresentar aumentos impondo maior dificuldade a desaceleração do IGP”, afirma André Braz, coordenador dos Índices de Preços, em comentário no relatório.
Por que importa?
O IGP-DI compara preços coletados entre o dia 1º e o último do mês de referência com os do mesmo período do mês imediatamente anterior. O índice é uma medida ampla da inflação no país.
Últimas em Economia
Como afeta seus investimentos?
A inflação tem se mantido alta nos últimos meses, elevando a precificação de juros futuros e as apostas de uma Selic acima de 12% este ano.
Fique por dentro:
Bolsonaro é aconselhado a apoiar suspensão de reajuste de combustíveis durante guerra
A ideia de pedir aos acionistas da Petrobras uma “cota de contribuição” diante da guerra, com a suspensão temporária dos reajustes dos combustíveis apenas durante o conflito, ganha adeptos dentro do governo. A sugestão foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda-feira. Consta do Projeto de Lei 1.472/21, relatado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Pressionado pela escalada nos preços do petróleo, o governo Bolsonaro busca saídas para o problema. A avaliação feita no Planalto é que seguir com a atual política de preços da estatal, que resultaria em reajuste da ordem de 30% nos preços dos combustíveis, sacrificaria o projeto de reeleição do presidente. Por outro lado, o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com Prates a respeito de mudanças na política de preços da Petrobras. Também o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) tem sido crítico do lucro elevado da estatal. Assim, a percepção no governo Bolsonaro é que os principais candidatos estão insatisfeitos com a política de preços da empresa. Alterá-la já é algo que estaria no radar. Então, melhor que seja feita pelo atual governo, sugeriu um interlocutor do presidente.
Site e app da Receita Federal para declarar Imposto de Renda 2022 têm instabilidade no 1º dia
O programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022 ficou disponível a partir desta segunda-feira (7) no site da Receita Federal. O download, no entanto, apresentou instabilidade tanto no portal quanto no aplicativo. A Receita informou que o problema aconteceu pelo alto número de acessos nos primeiros momentos. Segundo a Receita, 130.099 declarações já foram entregues no primeiro dia. Brasileiros têm até 29 de abril para enviar a documentação.
Para acompanhar hoje:
7h: PIB da zona do euro no 4º trimestre de 2021
8h: IGP-DI de fevereiro
10h30: balança comercial dos EUA em janeiro
12h: vendas no atacado dos EUA em janeiro
20h50: PIB do Japão no 4º trimestre de 2021
22h30: inflação da China em fevereiro
(Com Valor Econômico)