Índice de ações em NY abrem em forte alta com otimismo por solução para guerra na Ucrânia
Os investidores estão se agarrando à esperança de que uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia possa ser possível
Às 11h45, o Dow Jones subia 1,96%, aos 33.262 pontos; o S&P 500 tinha alta de 1,95%, aos 4.253 pontos, enquanto o Nasdaq crescia 2,35%, aos 13.095 pontos. Na Europa, o movimento de alta é ainda mais pronunciado, com os ganhos liderados pelo índice alemão DAX, com +6,17%, ainda no mesmo horário.
Os investidores estão se agarrando à esperança de que uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia possa ser possível. Após declarações em tom mais moderado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na qual ele parece fazer grandes concessões às demandas da Rússia.
Nesta quinta-feira, os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia e da Rússia devem se reunir na Turquia para mais uma rodada de negociação. Porém, em solo, a situação parecia pouco alterada, em meio a relatos de que a tropa russo seguia firme no avanço em direção à capital Kiev.
Para o diretor de investimentos (CIO) do Syz Bank, Charles-Henry Monchau, ainda é muito difícil atribuir probabilidades para um desfecho da guerra na Ucrânia. “Mas uma nova Guerra Fria ou um acordo negociado entre Rússia e Ucrânia parecem os mais prováveis”, afirmou.
Seja qual for, o sentimento mais positivo abre para compras de ocasião. “Os mercados de ações do Ocidente estão desfrutando de uma recuperação esta manhã”, resumiu Neil Wilson, analista da Markets.com, em meio a “alguma sensação de que os movimentos recentes foram exagerados e os preços estão atraentes”.
Leia a seguir