Novos dados reforçam que inflação ainda está longe de dar trégua nos Estados Unidos

Preços ao produtor americano subiram acima do esperado em fevereiro

Imagem de nota de dólar. Foto: Getty Images
Imagem de nota de dólar. Foto: Getty Images

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira (14) pelo Departamento do Trabalho do país.

O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,3% do PPI no mês passado.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O núcleo do PPI que exclui alimentos e energia aumentou 0,3% na comparação mensal de fevereiro, vindo igualmente acima do consenso da FactSet, de ganho de 0,2%.

No confronto anual, o PPI teve alta de 1,6% em fevereiro, acelerando em relação ao acréscimo de 1% observado em janeiro, conforme dados revisados.

Últimas em Economia

Já o núcleo do PPI que desconsidera alimentos e energia registrou avanço anual de 2,0% em fevereiro, repetindo resultado do mês anterior.

Neste caso, as projeções da FactSet eram de incrementos anuais de 1,1% do PPI cheio e de 1,9% do núcleo.

Vendas no varejo

As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,6% em fevereiro ante janeiro, a US$ 700,7 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta quinta pelo Departamento do Comércio.

O resultado veio abaixo das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,7% no período.

Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista americano tiveram alta de 0,3% no confronto mensal de fevereiro.

Os dados gerais de vendas de janeiro ante dezembro foram revisados para baixo, de queda de 0,8% para recuo de 1,1%, assim como os do resultado sem automóveis, de -0,6% para -0,8%.

Pedidos de auxílio-desemprego

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos teve uma leve baixa de 1 mil na semana encerrada em 9 de março, para 209 mil.

O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 219 mil solicitações.

O total de pedidos da semana anterior foi revisado para baixo, de 217 mil para 210 mil.

Já o número de pedidos continuados mostrou avanço de 17 mil na semana encerrada em 2 de março, a 1,811 milhão, vindo acima do consenso da FactSet, de 1,908 milhão. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Estados Unidos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS