Inflação no atacado fica em 1% em junho e 18,78% em 12 meses, diz IBGE

O índice é chamado de "inflação de porta de fábrica"

(Foto: Charlize Birdsinger/Unsplash)
(Foto: Charlize Birdsinger/Unsplash)

A chamada inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, ficou em 1% em junho, frente a maio, segundo o IPP (Índice de Preços ao Produtor), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em maio, os preços tinham subido 1,81% frente ao mês anterior (dado revisado após divulgação inicial de 1,83%).

O resultado acumulado do ano atingiu 10,12% enquanto aquele acumulado nos 12 meses até junho atingiu 18,78%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quinze das 24 atividades acompanhadas pelo IPP tiveram alta de preços em junho. O IPP da indústria é formado por dois índices: o da indústria de transformação e o da indústria extrativa.

A taxa na indústria de transformação ficou em 1,24% em junho, ante 1,21% em maio (dado revisado de 1,24%). Já o IPP da indústria extrativa teve queda de 2,89% em junho, após alta de 12,5% em maio.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS