PIB do Japão cai pelo segundo trimestre consecutivo e país perde posto de 3ª maior economia do mundo

Como resultado, o Japão perdeu a posição de terceira maior economia do mundo para a Alemanha

Pedestres atravessam cruzamento em Tóquio, no Japão (Foto: Benh Lieu Song / Wikimedia Commons)
Pedestres atravessam cruzamento em Tóquio, no Japão (Foto: Benh Lieu Song / Wikimedia Commons)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu a um ritmo anualizado de 0,4% entre outubro e dezembro, depois de apresentar contração de 2,9% entre julho e setembro. O fraco consumo interno é o principal fator de queda do PIB japonês.

Como resultado, o Japão perdeu a posição de terceira maior economia do mundo para a Alemanha.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quando a economia registra contração por dois trimestres consecutivos, o país é considerado tecnicamente em recessão. O resultado confirma projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas em outubro de 2023.

Por que o Japão perdeu o posto de 3ª maior economia do mundo?

O Japão perdeu o posto de 3ª maior economia do mundo depois de um final de ano fraco em 2023, uma vez que o crescimento das despesas com o turismo não conseguiu compensar a lentidão do consumo privado interno.

Últimas em Economia

Tecnicamente, a economia japonesa está em recessão, uma vez que encolheu por dois trimestres consecutivos. Contudo, a queda é suficientemente pequena para deixar dúvidas sobre se o país realmente entrou em recessão. As estimativas revisadas com vencimento no próximo mês podem pintar um quadro diferente.

“É discutível se o Japão entrou agora em recessão”, disse a Capital Economics após os dados divulgados nesta quinta-feira.

Muitos economistas esperam que o banco central do Japão ponha fim à sua política de taxas de juro de curto prazo negativas em março ou abril, embora o BC japonês não tenha confirmado essa orientação.

No último trimestre, o consumo privado japonês caiu 0,2% ante o trimestre anterior. O crescimento dos salários não acompanhou a taxa de inflação, o que faz com que as famílias hesitem em gastar ativamente.

As despesas de capital (investimentos e transferências de recursos para obras) também caíram 0,1%. A balança comercial – ou exportações menos importações – acrescentou 0,2 pontos percentuais ao PIB, refletindo os fortes gastos dos turistas estrangeiros no Japão.

Qual a expectativa para uma recuperação da economia do Japão?

Os economistas esperam que qualquer recuperação na economia japonesa seja modesta no atual trimestre de janeiro a março.

O lento crescimento global, sobretudo da China, provavelmente limitará as exportações do país e os preços mais elevados no Japão deverão pesar contra os gastos do consumidor japonês.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS