Juro médio das operações de crédito sobe a 28,7% ao ano em dezembro

A taxa de juros média anual cobrada pelo sistema financeiro nas operações de crédito subiu 0,2 ponto percentual, para 28,7% em dezembro, em relação a novembro. No ano, houve elevação de 0,5 ponto percentual. A taxa cobrada das pessoas jurídicas, por sua vez, avançou 0,3 ponto, para 19,6% em dezembro. Para as pessoas físicas, a […]

A taxa de juros média anual cobrada pelo sistema financeiro nas operações de crédito subiu 0,2 ponto percentual, para 28,7% em dezembro, em relação a novembro. No ano, houve elevação de 0,5 ponto percentual.

A taxa cobrada das pessoas jurídicas, por sua vez, avançou 0,3 ponto, para 19,6% em dezembro. Para as pessoas físicas, a taxa se manteve em 33%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Nos recursos livres, a taxa média caiu de 40,9% para 40,8% entre novembro e dezembro. No caso dos recursos direcionados, houve avanço de 10,7% para 10,9% entre os dois meses.

Já o spread, que mede a diferença entre as taxas que os bancos cobram nos empréstimos e o custo de captação desses recursos, caiu 0,7 ponto percentual em dezembro. Em 2024, o spread variou de 19,5 pontos para 17,8 pontos

Últimas em Economia

Nas operações de crédito com pessoas físicas, o spread ficou em 22,7 pontos percentuais, contra 23,6 pontos em novembro. No crédito às empresas, ficou em 7,5 pontos em dezembro, contra 8 pontos no mês anterior.

Setores

A taxa anual de juros de crédito imobiliário para as pessoas físicas com recursos direcionados subiu de 9,5% para 9,8% ao ano entre novembro e dezembro. Na comparação com dezembro de 2023, quando a taxa média de juros estava em 9,2% ao ano, a variação foi de 0,6 ponto percentual.

A taxa de juros média para a compra de veículos por pessoas físicas subiu de 26,4% para 27,5% ao ano de novembro para dezembro.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS