Hoje sim? Lula e Haddad convidam Lira, Pacheco e líderes para apresentação do pacote fiscal

A expectativa é que após essa reunião, no início da noite, Haddad divulgue, publicamente, os detalhes das medidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além dos líderes do governo nas Casas legislativas para uma reunião nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, convocada para 17h30, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No encontro, o ministro deve apresentar aos chefes do Legislativo e aos líderes governistas detalhes do pacote de contenção de gastos. A expectativa é que após essa reunião, no início da noite, Haddad divulgue, publicamente, os detalhes das medidas.

A informação foi dada ao Valor por fontes do governo e do Congresso, que confirmaram a reunião – o encontro, todavia, ainda não consta da agenda presidencial. O anúncio do pacote é aguardado com expectativa há várias semanas. Na última quinta-feira, Haddad prometeu, em entrevista, o anúncio para esta semana.

Isenção de Imposto de Renda

O Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico, informou que o governo avalia a possibilidade de anunciar, paralelamente às medidas de ajuste fiscal pelo lado das despesas, a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil.

A medida entrou no radar como um contraponto às medidas impopulares do pacote de ajuste. Deverá ser proposto, por exemplo, que o salário mínimo terá crescimento real de no máximo 2,5% ao ano. O mínimo dita os gastos do governo com a maior parte das aposentadorias e pensões, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), abono e seguro-desemprego.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir