Maluhy, presidente do Itaú: ‘Não há crescimento sustentável sem responsabilidade fiscal’

Executivo respondeu sobre plano de Lula de aumentar gastos para bancar programas sociais

Milton Maluhy, CEO do Itaú — Foto: Divulgação
Milton Maluhy, CEO do Itaú — Foto: Divulgação

O presidente do Itaú, Milton Maluhy Filho, disse nesta sexta-feira que responsabilidade social e responsabilidade fiscal andam juntas, quando questionado sobre falas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, defendendo o aumento de gastos para bancar programas sociais e investimentos.

“Não dá para ter responsabilidade social sem crescimento relevante”, disse Maluhy sem citar Lula, ao pontuar que os dois princípios “não são excludentes”. “Quando há expansão fiscal forte, gera inflação, coloca pressão na taxa de juros e gera desancoragem, com efeitos no câmbio, e aí mais inflação e mais taxa de juros”, disse o presidente do Itaú.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ele afirmou que o país tem espaço, agora, para avançar em uma simplificação tributária e reforma administrativa para abrir espaço para mais investimento, mais emprego e menos desigualdade. “É um ciclo benéfico”, afirmou o presidente da instituição financeira.

Ele ponderou, porém, que ainda não há todas as informações do novo governo “para ter diagnóstico mais claro”.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS