Mercado de trabalho deve encerrar 2024 com recorde de expansão, diz IBGE

Emprego na indústria cresceu 2,4% (mais 309 mil pessoas); na construção, cresceu 3,6% (mais 269 mil pessoas).

Linha de produção industrial. Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Linha de produção industrial. Foto: José Paulo Lacerda/CNI

O ano de 2024 caminha para encerrar com recordes de expansão do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento dos empregados formais e informais, segundo a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.

No trimestre finalizado em novembro, quatro dos dez grupamentos de atividade investigados pela Pnad puxaram a alta da ocupação, frente ao trimestre móvel anterior (encerrado em agosto).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Emprego cresceu na indústria e na construção

Nesse período comparativo, o emprego na indústria cresceu 2,4% (mais 309 mil pessoas); na construção, cresceu 3,6% (mais 269 mil pessoas); no setor de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, subiu 1,2% (mais 215 mil pessoas); e no de serviços domésticos cresceram 3,0% (mais 174 mil pessoas).

O IBGE informou, em comunicado, que somadas, essas quatro atividades econômicas ganharam mais 967 mil trabalhadores, no trimestre finalizado em novembro.

Últimas em Economia

“A expansão da ocupação por meio de diversas atividades econômicas vem permitindo que tanto os trabalhadores de ocupações elementares quanto os de serviços profissionais mais avançados sejam demandados, expandindo o nível da ocupação geral da população ativa”, afirmou Beringuy, no informe sobre Pnad, veiculado nesta sexta-feira (27) pelo IBGE.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Indústria


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS