Mercado vê fim da alta da Selic, reduz projeção para inflação e sobe a do PIB, diz Boletim Focus

Entenda como essas previsões afetam seus investimentos

Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)

Os analistas do mercado financeiro estão apostando que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) não vai mais aumentar a taxa básica de juros Selic neste ano, segundo o Boletim Focus, uma pesquisa semanal de previsões de indicadores realizada pelo BC.

A estimativa para a Selic ao final de 2022 foi mantida em 13,75% ao ano pela sétima semana seguida. O Copom aumentou a taxa em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano, em sua reunião de quarta passada (3).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

As respostas à pesquisa são coletadas de segunda a sexta, o que significa que parte dos analistas foi consultada após a decisão do Copom. No comunicado divulgado quando a reunião terminou, o comitê disse que segue na mesa a possibilidade de mais um aumento de 0,25 ponto percentual na Selic em sua próxima reunião, que acontece em 20 e 21 de setembro, mas o Focus indica que o mercado financeiro não está considerando essa hipótese muito provável.

Essa avaliação tem a ver com o comportamento recente da inflação. A prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de julho, informada há duas semanas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desacelerou de 0,69% em junho para 0,13% no mês passado. No Focus, a projeção para o índice foi reduzida de 7,15% para 7,11% ao final do ano, na sexta redução consecutiva. Na terça (9), sai o índice fechado de julho.

Últimas em Economia

Para o PIB (Produto Interno Bruto), a estimativa dos analistas foi elevada de 1,97% para 1,98%, na sexta semana seguida de alta, segundo o Focus.

Pela segunda semana consecutiva, a projeção para a taxa de câmbio ficou inalterada em R$ 5,20 por dólar.

Economia em 2023

O Boletim Focus também traz previsões para 2023. Na edição da pesquisa divulgada na manhã desta segunda (8), a previsão para o IPCA ao final do ano que vem subiu de 5,33% para 5,36%. A do PIB ficou inalterada em 0,4%, assim como a da taxa de câmbio, em R$ 5,20 por dólar.

Por que importa?

O Boletim Focus é uma bússola importante para o mercado financeiro. Os analistas e investidores ficam sabendo como seus pares pensam e podem ajustar as suas projeções também.

Como afeta os investimentos?

No mundo dos investimentos, as estimativas contam muito mais do que a realidade do presente. Os investidores estão sempre tentando antecipar os fatos econômicos (e se antecipar aos demais). Se a projeção é de que a Selic não vai mais subir neste ano, os juros dos contratos futuros no mercado de renda fixa devem recuar. Ao mesmo tempo, as ações negociadas em Bolsa de Valores podem ser beneficiadas pelas aplicações de quem quer ganhar mais do que a renda fixa está pagando e vai pagar no futuro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS