Nouriel Roubini: ‘Credit Suisse pode ser grande demais para falir, mas também para ser salvo’
Economista conhecido como 'Doutor Catástrofe' avalia a situação delicada do banco suíço
Nouriel Roubini, economista de destaque e economista-chefe da Roubini Macro Associated, disse nesta quarta-feira (15) que uma eventual quebra do Credit Suisse seria como um “momento Lehman Brothers”, referindo-se ao banco americano que quebrou durante a crise financeira de 2008.
Roubini – conhecido como “Doutor Catástrofe”, por causa das suas previsões terríveis – disse, em entrevista à Bloomberg Television, que o problema com o Credit Suisse – cujas ações chegaram a cair quase 30%, em um novo recorde de baixa – , é que pode ser grande demais para falir, mas também pode ser grande demais para ser salvo, citando a menor capacidade da Suíça.
Sob as regras suíças, o Credit Suisse veria seus títulos convertidos em ações em um processo de “bail-in” – que provocaria o cancelamento de dívidas com credores e depositantes. “Os investidores que buscam segurança devem optar por títulos de curto prazo, Tips (títulos do Tesouro americanos indexados à inflação), ouro e outros metais preciosos”, disse ele.
Leia a seguir