- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Paris vai apagar as luzes da Torre Eiffel para economizar energia
Paris vai apagar as luzes da Torre Eiffel para economizar energia
As luzes da Torre Eiffel, em Paris, serão apagadas em mais de uma hora durante a noite como maneira de economizar a energia do país. Nas últimas semanas a Europa vem se preparando para um inverno sem fornecimento de gás da Rússia, o que motivou diversos países a adotarem medidas para diminuir o consumo de energia visando o inverno do hemisfério norte – quando a necessidade de calefação faz aumentar o consumo nos países.
A prefeita da capital da França, Anne Hidalgo, disse que a torre, que fica normalmente iluminada até às 1h, é apenas um dos monumentos e prédios municipais da cidade que apagarão suas luzes no início da noite, uma medida adotada por Paris para tentar diminuir o consumo de energia.
A Rússia cortou o fornecimento de gás natural para a Europa em retaliação às sanções impostas por países ocidentais em reação à invasão da Ucrânia.
As luzes da Torre Eiffel serão desligadas após o último visitante sair às 23h45, a partir de 23 de setembro, disse Hidalgo. Outros pontos turísticos da cidade, como a torre Saint-Jacques e a prefeitura, serão desligados às 22h.
“É um passo simbólico, mas importante”, disse Hidalgo.
Em julho, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou plano nacional para a redução de até 10% do consumo de energia do país, medida que ele chamou de “plano de sobriedade” nacional para conservar energia.
Por razões de segurança, as luzes de rua permanecerão acesas em Paris, assim como as pontes sobre o rio Sena, segundo Hidalgo.
A prefeita disse ainda que pressionará o governo federal a ajustar a iluminação dos monumentos geridos pelo Estado, como o Panteão e o Arco do Triunfo na Avenida Champs-Elysees.
As autoridades parisienses também pretendem economizar energia ao reduzir a temperatura de aquecimento de prédios públicos em 1 grau, passando de 19 a 18 graus celsius durante o horário de expediente e para 16 graus após o expediente e nos fins de semana.
Leia a seguir