Petrobras pode usar crise para diversificar exportações de petróleo

Estatal tem excedente de 500 mil a 600 mil barris diários. China é atualmente o maior destino para vendas ao exterior

Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras já vem recebendo diversas consultas para exportar petróleo para países europeus, grupo que hoje responde por apenas 15% dos embarques, atrás da América Latina (23%) e China (38%). A estatal tem um volume excedente de 500 mil a 600 mil barris diários de petróleo.

De acordo com fontes do setor, em entrevista ao Globo, a Petrobras já trabalha com algumas alternativas como aumentar a exportação de seu petróleo do pré-sal — que tem baixo teor de enxofre, e é considerado de boa qualidade no mercado internacional por ser mais “leve”— para a Europa, e importar petróleo mais barato, com alto teor de enxofre, tido como “mais pesado”.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como as conversas ainda estão em andamento, a companhia mantém as negociações em aberto, observando as consequências para o mercado caso os Estados Unidos voltem a comprar petróleo de países como Venezuela e Irã.

A estatal analisa ainda se há risco de a China passar a comprar mais petróleo da Rússia. Além da China, outros países da Ásia compram 15% do petróleo da Petrobras. Segundo essa fonte, o mercado pode passar por “grandes mudanças a curto prazo”.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS