PIB do Brasil cai 0,2% no 4º trimestre; economia fecha 2022 com alta de 2,9%

A mediana de projeções dos agentes do mercado financeiro apontava para altas de 2,7% em 2022 e de 0,7% no último trimestre do ano

Linha de produção. Foto: José Paulo Lacerda/CNI

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta quinta-feira (2) que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 2,9% em 2022. A alta acumulada no ano veio após a atividade econômica recuar 0,2% no quarto trimestre.

A mediana de projeções dos agentes do mercado financeiro apontava para altas de 2,7% em 2022 e de 0,7% no último trimestre do ano.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O PIB encerrou o ano totalizando R$ 9,9 trilhões. Já o PIB per capita alcançou R$ 46.155 no ano passado, um avanço, em termos reais, de 2,2% em relação a 2021.

O crescimento da economia brasileira em 2022 foi puxado pelas altas nos serviços (4,2%) e na indústria (1,6%), que juntos representam cerca de 90% do indicador. Por outro lado, a agropecuária recuou 1,7% em 2022.

Últimas em Economia

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a indústria mostrou retração de 0,3%, enquanto a agropecuária e os serviços apresentaram variação positiva de 0,3% e 0,2%, respectivamente.

Na análise da despesa, houve alta anual de 0,9% da Formação Bruta de Capital Fixo, segundo ano consecutivo de crescimento. A despesa de Consumo das Famílias avançou 4,3% em relação ao ano anterior e a Despesa do Consumo do Governo, por sua vez, cresceu 1,5%.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços cresceram 5,5%, enquanto as Importações de Bens e Serviços subiram 0,8%.

Na relação trimestral, ainda pela ótica da despesa, houve variação positiva da Despesa de Consumo das Famílias (0,3%) e da Despesa de Consumo do Governo (0,3%), ao passo que houve queda da Formação Bruta de Capital Fixo (-1,1%).

As Exportações de Bens e Serviços cresceram 3,5% no quarto trimestre, enquanto as Importações de Bens e Serviços caíram 1,9% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS