Planalto avalia ação por dano moral coletivo contra Enel por apagão em SP, diz AGU

O governo federal avalia entrar na Justiça com uma ação por dano moral coletivo contra a Enel por conta dos prejuízos causados pelo apagão em São Paulo, disse nesta segunda-feira (14) o advogado-geral da União, Jorge Messias.Segundo Messias, essa ação representaria “uma camada a mais” de sanções a serem impostas pelo governo, além da multa […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

O governo federal avalia entrar na Justiça com uma ação por dano moral coletivo contra a Enel por conta dos prejuízos causados pelo apagão em São Paulo, disse nesta segunda-feira (14) o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Segundo Messias, essa ação representaria “uma camada a mais” de sanções a serem impostas pelo governo, além da multa que será aplicada à concessionária de eletricidade da capital paulista.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Leia mais:

  • Na Grande SP 400 mil imóveis continuam sem luz no início da tarde de segunda-feira
  • Ministro dá 3 dias para Enel restabelecer energia e ataca Aneel e prefeito
  • Governo federal diz não aceitar falta de prazo da Enel e dá três dias para restabelecimento da luz em SP
  • CGU diz que Lula determinou auditoria no processo de fiscalização da Aneel a respeito da Enel

Ele disse ainda que, em última instância, um processo de fiscalização sobre as atividades da empresa, que está sendo promovido por diversos órgãos do governo, poderá levar à caducidade da concessão da Enel em São Paulo.

Últimas em Economia

Segundo Messias, o governo federal não tem mais nenhum vínculo com a empresa desde 2018, quando a participação do BNDES na companhia foi desfeita.

Segundo ele, o único papel federal na concessão é por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem a função de fiscalizar os serviços da concessionária.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS