- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- PMI de Serviços do Brasil cai para 51,0 em dezembro, mínima de 19 meses, diz S&P Global
PMI de Serviços do Brasil cai para 51,0 em dezembro, mínima de 19 meses, diz S&P Global
Caindo de 51,6 em novembro para 51,0 em dezembro, o Índice de Atividade de Negócios (PMI) do Setor de Serviços para o Brasil da S&P Global, sazonalmente ajustado, atingiu a mínima de 19 meses e destacou uma taxa de expansão superficial, informa a consultoria em relatório.
“Algumas empresas indicaram que parcerias bem-sucedidas, conquistas de novos clientes e resiliência da demanda sustentaram a produção. O crescimento teria sido impedido por distrações políticas e paralisações ligadas à Copa do Mundo”, diz a S&P Global.
Já o Índice Consolidado PMI de Dados de Produção para o país, também divulgado hoje, caiu de 49,8 em novembro para 49,1 em dezembro, sinalizando uma taxa de contração mais acelerada, porém superficial.
“Os novos pedidos agregados mantiveram-se, de modo geral, estáveis no final do ano. Enquanto os fabricantes observaram uma contração acentuada, porém mais branda, as empresas de serviços registraram um aumento acelerado nas vendas.”
No começo da semana, a S&P Global informou que o PMI do setor industrial — também conhecido como Índice Gerente de Compras — brasileiro teve uma pequena alteração em dezembro, para 44,2 vindo de 44,3 em novembro, marcando assim a segunda deterioração mais rápida na saúde do setor desde maio de 2020.
Além disso, a média do PMI industrial para o quarto trimestre foi a mais baixa desde o segundo trimestre de 2020.
Leia a seguir