Preços do petróleo sobem com tensões geopolíticas e esperanças de mais estímulos da China
Os preços do petróleo operam em alta, em meio ao aumento das tensões geopolíticas e impulsionados por esperanças de estímulo fiscal adicional na China, o maior importador de petróleo do mundo.
Por volta das 9h10, na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo Brent para entrega em fevereiro subia 0,46% a US$ 73,92 por barril. Já na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para o mesmo mês avançava 0,49% a US$ 70,44.
A escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio aumentam as preocupações com interrupções ao fornecimento de petróleo.
Além disso, o Ministério das Finanças da China anunciou na terça-feira que planeja aumentar o apoio fiscal ao consumo no ano que vem. “Esperanças para as medidas de estímulo da China estão apoiando o mercado”, disse Satoru Yoshida, analista de commodities da Rakuten Securities.
“Expectativas de que a produção e a demanda por combustíveis fósseis se expandam após Donald Trump assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos no mês que vem também estão impulsionando os preços do petróleo”, ele acrescentou.
Com informações do Valor Econômico.
Leia a seguir