Produção industrial recua 0,6% em agosto, aponta IBGE
A queda de agosto foi levemente inferior à mediana das estimativas de instituições ouvidas pelo Valor Econômico
A produção da indústria brasileira caiu 0,6% em agosto ante julho, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, anula o crescimento de 0,6% que tinha sido registrado em julho, frente a junho.
A queda de agosto foi levemente inferior à mediana das estimativas de 31 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor, que era de recuo de 0,7%, livre dos efeitos sazonais. As projeções iam de recuo de 1,2% a alta de 0,5%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Na comparação com igual mês em 2021, a produção industrial subiu 2,8% em agosto de 2022. Por essa base de comparação, a expectativa mediana do mercado era de que o indicador tivesse subido 2,2% conforme levantamento do Valor. As projeções iam de recuo de 0,3% a aumento de 3,7%.
A indústria acumula queda de 1,2% no ano, até agosto, e expansão de 1,7% nos últimos doze meses. Com esses resultados, o setor industrial está 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Além disso, encontra-se 17,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
Últimas em Economia
O resultado da indústria em julho, frente a junho, manteve-se sem alteração pelo IBGE, com alta de 0,6%.