Protecionismo está aumentando em todo lugar, diz Campos Neto
Ao tratar do cenário econômico global, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o protecionismo está aumentando em todo lugar. Campos Neto participou de reunião com investidores organizada pelo Deutsche Bank nesta segunda-feira em Londres. Leia mais: É difícil pensar em inflação na meta sem redução em serviços, diz Campos Neto […]
Ao tratar do cenário econômico global, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o protecionismo está aumentando em todo lugar. Campos Neto participou de reunião com investidores organizada pelo Deutsche Bank nesta segunda-feira em Londres.
- Leia mais: É difícil pensar em inflação na meta sem redução em serviços, diz Campos Neto
O presidente do BC citou dados que mostram aumento nas restrições comerciais de bens globalmente. ”Você continua estar nesse caminho de restrições comerciais”, disse.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ele disse também que tem se preocupado com a trajetória da dívida pública global. “Muitos países deveriam estar pensando sobre ajustar os resultados primários para pagar pela pandemia, para pagar pela alta na dívida e pelos juros bem mais altos em termos de custo de rolagem, mas isso não está acontecendo.”
No caso dos Estados Unidos, o presidente do BC ressaltou que o cenário principal é de um pouso suave, mas ressaltou a volatilidade recente. “Os próximos dois ou três números [de inflação] serão importantes para ver qual vai ser o ritmo do corte”, apontou.
Últimas em Economia
Campos Neto disse que muitas pessoas se entusiasmaram com um cenário “front- loading”, quando um BC toma a decisão de subir mais os juros no início do ciclo, no corte de 0,50 ponto percentual pelo Federal Reserve (Fed), na decisão de setembro. O presidente do BC apontou que os dados estão mais “misturados” e que é difícil pensar nesse cenário mais “front-loading”.
*Com informações do Valor Econômico