Reconstrução no Rio Grande do Sul deve levar uma década, avalia Abdib

Presidente da entidade disse que custo da reconstrução ainda é incerto, mas os recursos são necessários, mesmo com a situação fiscal local e do país

O desastre climático no Rio Grande do Sul deve demandar ao menos uma década para a reconstrução da infraestrutura local, disse Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Tadini disse que os cálculos sobre o custo dessa reconstrução ainda são incertos, mas os recursos são necessários, independentemente da situação fiscal do Estado e do país.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Não há o que fazer. Os mais céticos em relação a questões fiscais sabem que esses recursos efetivamente vão ter que ser gastos”, diz ele.

“Para recuperar aquilo vai precisar de uma década. O que é ruim, mas é assim, infelizmente. Não se refaz do dia para noite. O desastre provocado pelo furacão Katrina em Nova Orleans levou 10 anos para se reconstruir”, diz ele.

Últimas em Economia

Além disso, Tadini afirmou que os investimentos também trarão uma renovação da infraestrutura e gerar demanda para a indústria e a cadeia de fornecedores.

Obras de prevenção

Em relação à necessidade de mitigar impactos climáticos no restante do país, ele frisou a necessidade de acelerar as ações.

“Está um pouco tarde para resolver toda a questão, vamos ter sequelas de qualquer maneira, mas quanto mais tarde focarmos nisso, maior será o sacrifício e a dificuldade de retomada da economia”, afirma.

Sobre a emergência dos novos projetos num momento de crise fiscal, Tadini disse que a maior parte dos investimentos deverá vir do setor privado.

Na próxima quinta-feira (23), a Abdib terá seu fórum anual, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve abrir o evento.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS