Reino Unido: PIB do 3° trimestre tem queda de 0,3%; consenso era de retração de 0,2%
A economia do Reino Unido contraiu em um ritmo mais acentuado do que se esperava anteriormente no terceiro trimestre, e as perspectivas de curto prazo permanecem ruins
A economia do Reino Unido contraiu em um ritmo mais acentuado do que se esperava anteriormente no terceiro trimestre, e as perspectivas de curto prazo permanecem ruins, já que a expectativa é de que o país caia em direção a uma recessão.
O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,3% de julho a setembro em comparação com o trimestre anterior, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais, divulgado nesta quinta-feira. A expectativa dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” era de uma queda de 0,2%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Isso marca uma desaceleração da expansão marginal de 0,1% no trimestre registrada de abril a junho, que também foi revisada para baixo. As revisões ao longo de 2022 significam que o produto interno bruto real está atualmente estimado em 0,8% abaixo do nível pré-pandêmico, apontou a ONS.
Espera-se que a economia do Reino Unido se contraia ainda mais no final do ano e em 2023, de acordo com uma previsão de consenso da FactSet. Os economistas esperam que o produto interno bruto encolha 0,3% no quarto trimestre de 2022 e outros 0,3% nos dois primeiros trimestres de 2023.
Últimas em Economia
Em um comunicado separado, o ONS disse que o déficit em conta corrente do Reino Unido diminuiu para 19,4 bilhões de libras (US$ 23,44 bilhões) no terceiro trimestre, de um déficit revisado de 35,1 bilhões de libras no segundo trimestre.