Rio espera 8 milhões de foliões no Carnaval 2025 e impacto bilionário na economia

Prefeitura do Rio divulga expectativa de 8 milhões de foliões e R$ 5,5 bilhões em impacto econômico para o Carnaval 2025, com plano de segurança reforçado e transporte público adaptado

A prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (21) a expectativa e planejamento para o Carnaval 2025. A administração pública municipal estima que cerca de 8 milhões de pessoas aproveitem os eventos pela cidade, entre os blocos de rua e desfiles, movimentando cerca de R$ 5,5 bilhões.

O presidente da RioTur, Bernardo Fellows, destacou que o evento vai gerar mais de 50 mil empregos e a estimativa é de que 120 mil pessoas acompanhem os desfiles da Marquês de Sapucaí. O número do público é baseado no ano anterior e o secretário espera que esta quantidade de foliões seja superada. “A gente vai ter um aumento graças ao terceiro dia de desfile, então pode se dizer com certeza que a expectativa, sim, é de um número maior que do ano passado” afirmou.

Os desfiles na Sapucaí estão programados para os dias 2, 3 e 4 de março.

Para a segurança do evento, a prefeitura vai usar mais de 100 câmeras na Marquês de Sapucaí, fazendo o acompanhamento em tempo real, com cerca de 500 operadores no Centro de Operações do Rio (COR) e três agentes no sambódromo. A guarda municipal contará com efetivo de 923 agentes, atuando no ordenamento urbano, patrulhamento preventivo e fiscalização de ambulantes. Apenas os ambulantes sorteados pela prefeitura podem comercializar nos blocos de rua e não devem vender produtos em embalagens de vidro.

Nesta sexta-feira (21), o COR reduziu o nível de calor para 3, mas segundo o chefe-executivo do centro, Marcos Belchior, isso não significa uma redução efetiva do calor. “Estava muito quente e agora está bem quente. A gente permanece com as recomendações de beber água, usar roupas leves. Seguimos com perfil climático de muito calor”, afirmou.

Na área de transporte, as recomendações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) são de que os foliões antecipem a chegada nos aeroportos e, no período do Carnaval, deem preferência pelo transporte público (metrô, trens, barcas, BRT e VLT) que trabalharão com horários especiais nos dias do evento.

O BRT conta com funcionando 24 horas por dia, assim como o metrô, que funcionará de forma ininterrupta das 5h de sexta-feira (28) até as 23h59 da Quarta-Feira de Cinzas (05 de março). No sábado e domingo de Desfiles das Campeãs também terá funcionamento ininterrupto das 5h do dia 8 às 23h do dia 9/03. Os ônibus terão também suas frotas noturnas reforçadas.

Durante os desfiles das Séries Ouro e Grupo Especial e Desfiles das Campeãs, a Secretaria Municipal de Saúde contará com duzentos profissionais envolvidos no Carnaval, em seis postos médicos ao longo da Marquês de Sapucaí e 26 médicos.

O Carnaval carioca terá como novidade este ano rodas de samba, na Praça da Apoteose, no final da noite de desfiles. Segundo o presidente da RioTur, isso vai facilitar a dispersão dos foliões.

“Vai ajudar muito no sistema de transporte da cidade, aqueles que quiserem ir embora, poderão ir e aqueles que não quiserem, podem ficar para curtir mais um pouquinho.” disse.

O Carnaval do Rio conta com apresentação na Marquês de Sapucaí e em outros pontos da cidade. Os desfiles do grupo de acesso serão realizados na Avenida Intendente Magalhães, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte da cidade e na região central com blocos espalhados por toda a cidade.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir