Rússia deu calote em sua dívida externa, diz S&P

Um calote total em moeda estrangeira seria o primeiro da Rússia em mais de um século

O rublo é a moeda da Federação Russa e Bielorrússia. Fonte: Pixabay
O rublo é a moeda da Federação Russa e Bielorrússia. Fonte: Pixabay

A Rússia deu calote em sua dívida externa porque ofereceu aos detentores de títulos pagamentos em rublos, não em dólares, disse a agência de classificação de risco S&P. A Rússia tentou pagar em rublos por dois títulos denominados em dólares que venceram em 4 de abril, informou a agência de rating S&P em nota na sexta-feira (8).

A agência disse que isso equivale a um ‘calote seletivo’ porque é improvável que os investidores consigam converter os rublos em “dólares equivalentes aos valores originalmente devidos”. De acordo com a S&P, uma inadimplência seletiva é declarada quando uma entidade deixou de cumprir uma obrigação específica, mas não toda a sua dívida.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Moscou tem um período de carência de 30 dias a partir de 4 de abril para fazer os pagamentos de capital e juros, mas a S&P disse que não espera convertê-los em dólares devido às sanções ocidentais que minam sua “vontade e capacidade técnica de honrar os termos e condições”. ” de suas obrigações.

Um calote total em moeda estrangeira seria o primeiro da Rússia em mais de um século, quando o líder bolchevique Vladimir Lenin repudiou os títulos emitidos pelo governo czarista.

Últimas em Economia

A Rússia não pode acessar cerca de US$ 315 bilhões de suas reservas em moeda estrangeira como resultado das sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia.

Até a semana passada, os Estados Unidos permitiam que a Rússia usasse alguns de seus ativos congelados para pagar certos investidores em dólares. Mas o Tesouro dos EUA, desde então, bloqueou o país de acessar suas reservas em bancos americanos, parte de seu esforço para aumentar a pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin e diminuir ainda mais seu baú de guerra.

O JPMorgan estima que a Rússia tinha cerca de US$ 40 bilhões em dívidas em moeda estrangeira no final do ano passado, com cerca de metade disso em mãos de investidores estrangeiros.

Com agências

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS