- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Persio Arida e o peso de deixar os bancos públicos quebrarem; ouça o 6º episódio de ‘Plano Real’
Persio Arida e o peso de deixar os bancos públicos quebrarem; ouça o 6º episódio de ‘Plano Real’
O economista Persio Arida é uma das figuras mais importantes na concepção do plano que estabilizou a economia brasileira a partir de 1994.
Ele é um dos autores da ‘Proposta Larida’, um estudo realizado em 1984 conjuntamente com André Lara Resende.
Aliás, o nome da proposta é uma junção dos sobrenomes dos autores. O trabalho, publicado 10 anos antes do Plano Real, propunha a criação de uma moeda indexada.
Pois foi a partir do ‘Larida’ que a equipe econômica liderada por Fernando Henrique Cardoso concebeu a URV, a Unidade de Valor Relativo. Um dos pilares do sucesso do plano. Nesse período, Arida era presidente do BNDES.
Persio Arida e os bancos públicos
No entanto, os maiores desafios vieram após o lançamento. Arida era um dos responsáveis pela continuidade do Plano Real, já que ele foi presidir o Banco Central durante o governo FHC.
Logo, foi nesse lugar que ele enfrentou as primeiras turbulências econômicas e políticas que testaram a resistência do real.
Entre os testes mais complicados, estavam os apresentados pela quebra de muitos bancos públicos. Como os gigantes Banespa (de São Paulo) e Banerj (Rio de Janeiro).
Para entender o tamanho da encrenca, olha só esse dado: até a implementação do Plano Real, o Brasil tinha 65 instituições financeiras estaduais, sendo 30 delas bancos.
Hoje em dia, sobraram 5.
Portanto, dá para entender porque a gente falou no peso que Arida carregou.
O economista detalha os momentos no sexto episódio de ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’. O podcast é produção original da Inteligência Financeira feita a partir de parceria com o Estúdio Novelo. A série conta com o patrocínio do Itaú BBA.
As crises que abalaram o real
Durante a entrevista, Arida conta também sobre as crises internacionais que complicavam ainda mais o trabalho dele e do restante da equipe econômica.
Na cadeira de presidente do BC, ele teve que suar muito para lidar com os ataques especulativos que aconteciam contra o real durante essas crises.
As turbulências globais faziam com que as nossas reservas em dólares fossem lá para baixo e ameaçavam o câmbio, que era fixo na época.
E as crises foram várias mesmo: México em 95, países asiáticos em 97, Rússia em 98 e por aí vai.
A entrevista foi concedida ao Daniel Fernandes, editor da Inteligência Financeira. Bem como ao economista-chefe do Itaú Unibanco Mario Mesquita.
“Historicamente, todos os países com câmbio fixo acabaram tendo que flutuar e o Brasil foi mais um no processo”, conta Arida.
“Então, o Brasil teve uma crise cambial, como falei, em 97, teve 98 e no final não conseguiu mais sustentar”.
Plano Real: os episódios anteriores
A série ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’ tem ao todo sete episódios. Seis deles já estão no ar e podem ser acessados a partir do site especial do projeto. Eles também estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.
Confira abaixo a lista de episódios disponíveis.
Episódios | Título do episódio |
Episódio 1 | A concepção |
Episódio 2 | O Brasil antes do Real |
Episódio 3 | Um começo de ajustes |
Episódio 4 | Uma moeda antes da moeda |
Episódio 5 | Ancorar é preciso |
Episódio 6 | Estabilização em crise |
Assim, a Inteligência Financeira também preparou uma série de reportagens a respeito do Plano Real, que completa 30 anos em 2024. Assim como os episódios em áudio, as principais matérias podem ser acessadas na nossa página especial.
Mas, para ajudar o leitor, selecionamos as principais reportagens abaixo
Leia a seguir