Simone Tebet: Crescimento do PIB em 2024 significa aumento da renda dos brasileiros

Ministra do Planejamento classificou como 'boa notícia' os dados da economia no ano passado

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, classificou como “boa notícia” o crescimento real de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2024. Em suas redes sociais, ela também defendeu a importância de combater “a inflação para baratear o preço dos alimentos”.

“Boa notícia! O PIB per capita do Brasil em 2024 foi de R$ 55.247,45. Cresceu 3,0% em termos reais. Isso equivale a R$ 4.604 por mês por habitante. Significa aumento da renda média do brasileiro”, escreveu. “Agora é seguir avançando, combatendo a inflação para baratear o preço dos alimentos”.

Conforme divulgado mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB teve alta de 0,2% no período de outubro a dezembro de 2024, em relação aos três meses anteriores. O cálculo já é livre de fatores sazonais. No ano passado como um todo, a alta foi de 3,4%.

Na postagem, a ministra ainda destacou que o crescimento do PIB ficou acima das expectativas do setor privado no início do ano passado, que era de 1,59% segundo o Boletim Focus.

Ela também chamou atenção para as altas anuais da indústria e dos serviços, de 3,3% e 3,7%, respectivamente. Já a queda de 3,2% do PIB da agropecuária em 2024 foi resultado de “adversidades climáticas”, segundo Tebet. “Mas este ano o agro vem com tudo”, disse. “O Brasil segue crescendo acima das expectativas!”, finalizou na nota.

 

 

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir