Sindicato alerta sobre risco para políticas públicas com Fundação IBGE+

O sindicato de trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Assibge, voltou a criticar a Fundação IBGE+, criada pela direção do instituto em julho e anunciada em setembro para os servidores. O alerta agora é sobre o risco para políticas públicas. Em carta aberta, o sindicato afirma que há um conjunto de […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

O sindicato de trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Assibge, voltou a criticar a Fundação IBGE+, criada pela direção do instituto em julho e anunciada em setembro para os servidores. O alerta agora é sobre o risco para políticas públicas. Em carta aberta, o sindicato afirma que há um conjunto de perigos, como de captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados; impacto na autonomia e na credibilidade do instituto; além de risco jurídico.

“O conjunto de ameaças colocadas põe em perigo os sistemas nacionais de estatística, cartografia e geociências. Por consequência, coloca em perigo também a formulação e o monitoramento de políticas públicas, que utilizam esses sistemas como subsídio”, diz o texto, que pede a adesão de todos os sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, sociedades científicas e outras organizações sociais no repúdio à iniciativa.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Leia mais:

  • Lupi diz que ofereceu prédio do INSS para alocar servidores do IBGE, aponta jornal
  • Sindicato de funcionários do IBGE planeja entrar na Justiça contra Fundação IBGE+
  • Fundação IBGE+ tem tudo para tornar IBGE menor, diz ex-presidente Wasmália Bivar

A Fundação IBGE+ (Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) é uma fundação de direito público-privada, criada em 12 de julho, mas que só foi comunicada em dia 9 de setembro na intranet da instituição.

Últimas em Economia

A direção do IBGE argumenta que a fundação é parte do contexto da conjuntura orçamentária atual e permite que o IBGE “possa receber recursos adicionais para pesquisa e inovação tecnológica que não fiquem sujeitos às restrições obrigatórias do orçamento federal”.

O texto do sindicato condena a falta de discussão sobre o projeto da Fundação IBGE+ com o corpo técnico, o que impediu a adoção de medidas que poderiam mitigar riscos.

Ontem, servidores do IBGE fizeram mais uma manifestação, organizada pelo sindicato. Este é o segundo protesto em menos de duas semanas.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS