SP recomenda que municípios reduzam ocupação de eventos após internações por covid dobrarem
Comitê científico estadual também pediu ao governo que amplie a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos até o dia 31 de março

Com o avanço de casos de covid-19, o governo do Estado de São Paulo recomendou, nesta quarta-feira (12), que as prefeituras reduzam o limite de ocupação de eventos em 30%. A medida ficará a critério de cada município, de acordo com a situação epidemiológica de cada um, segundo o coordenador-executivo do comitê científico estadual, João Gabbardo. A medida foi recomendada pelo comitê, que também pediu ao governo que amplie a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos até o dia 31 de março.
Segundo ainda Gabbardo, a recomendação para que as prefeituras limitem 30% do público em eventos foi feita porque os municípios enfrentam realidades diferentes. “As prefeituras podem ampliar as restrições de acordo com a necessidade.”
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Futebol
Os estádios de futebol do Estado terão um limite de 70% da ocupação a partir do dia 23 de janeiro, com a volta do Campeonato Paulista, informou Doria. A Federação Paulista de Futebol (FPF) já foi notificada.
Ocupação de UTIs
O coordenador-executivo do comitê científico estadual disse que se trabalha com a realidade do momento. “E a realidade é que o aumento da ocupação de leitos de UTI é significativo, mas sai de uma base muito baixa. Os internados são 13% da nossa capacidade de UTI no Estado. O que recomendamos agora não é definitivo. Vamos analisar a situação novamente na semana que vem e outras recomendações podem ser colocadas”, afirmou Gabbardo.
Últimas em Economia
Nas últimas duas semanas, segundo Gabbardo, houve aumento de 58% no número de internados em UTI no Estado, de 1.096 pacientes para 1.727. O crescimento é maior nas enfermarias, de 1.712 para 3.413 internados no Estado, aumento de quase 100%, no mesmo período.
Vacinação de crianças
Doria também informou que crianças de 5 a 11 anos podem ser cadastradas a partir desta quarta no site VacinaJá para que sejam vacinadas contra a covid-19. O Estado tem 4,5 milhões de crianças nessa faixa etária.
Ele reiterou que as carteirinhas de vacinação já foram confeccionadas, as seringas compradas e que os 5,2 mil postos do Estado têm capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia.