Tarifas aumentaram incertezas e novos cortes deverão demorar um pouco, diz Bostic, do Fed de Atlanta
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, disse nesta segunda-feira (03) que a aplicação de tarifas comerciais pelos EUA aumentou consideravelmente o grau de incerteza em relação aos rumos da política monetária nos EUA. Em evento no Rotary Club de Atlanta, Bostic disse que esse aumento das “incertezas”, em relação às existentes no fim do ano passado, o faz esperar um pouco antes de voltar a cortar os juros.
“As coisas estão mudando tão rapidamente que a coisa mais importante a fazer é questionar seus contatos comerciais em busca de outros resultados possíveis”, disse ele, ressaltando que saber como as tarifas serão incorporadas na economia é um dos principais desafios que produzem incertezas.
“O Fed precisa ter conhecimento de como as empresas e famílias podem reagir à mudança de condições [com a aplicação de tarifas]”, disse ele. Bostic destacou que a ênfase do banco central ainda é voltar a inflação para meta de 2%. Segundo ele, o cenário aponta para a continuidade da queda da inflação mas as incertezas estão aumentando, o que pede cautela nas decisões. “Riscos e incertezas podem ser a causa da alta dos juros de longo prazo”, afirma.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir