Câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine de aviões

Medida vem após a morte de Joca, um golden retriever de quatro anos que morreu durante um voo operado pela Gol

Interior de aeronave da Gol (GOLL4). Foto: Divulgação
Interior de aeronave da Gol (GOLL4). Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (8) um projeto de lei (PL) que obriga as companhias aéreas a ofertar serviço de transporte de pet na cabine das aeronaves. Pelo projeto, cães e gatos de estimação poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos.

Posso fazer o transporte de pet na cabine do avião?

Para entrar em vigor, o projeto ainda deve passar por aprovação pelo Senado e sanção pela Presidência da República.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Além disso, o texto ainda prevê que as empresas deverão oferecer serviço de rastreamento dos animais transportados. E não para por aí: aeroportos com circulação superior a 600 mil passageiros por ano deverão contar com veterinários para acompanhar o procedimento de embarque, desembarque e acomodação dos pets.

Caso Joca

Diversos aeroportos do país registraram manifestações em abril a favor da regulamentação do transporte de pet em aeronaves.

Últimas em Economia

Essa mobilização ocorreu devido ao caso Joca, um Golden Retriever de quatro anos que morreu durante um voo operado pela Gol.

O cão foi despachado pelo tutor em São Paulo com destino a Sinop (MT). Contudo, a caixa de transporte foi para um voo para Fortaleza. Em seguida, enviaram o cachorro de volta a São Paulo. No trajeto, Joca não suportou o total de oito horas de viagem e, portanto, veio a falecer.

Após o episódio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Civil de São Paulo passaram a investigar o caso.

Em nota divulgada após o episódio, a Gol se solidarizou e lamentou a perda do animal. A empresa também anunciou a suspensão, por 30 dias, do transporte aéreo de animais.

Com informações da Agência Brasil

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Brasil


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS