UE prepara ‘lista robusta’ de retaliações sobre aço e alumínio após taxação dos EUA

Comissário do Comércio do bloco europeu, Maros Sefcovic disse que a UE está preparada para discutir uma solução com os EUA, mas que 'até agora, não vimos um engajamento real que pudesse levar a uma solução mutuamente aceitável'

Foto: Valor Econômico
Foto: Valor Econômico

A União Europeia (UE) está preparando uma “lista robusta de contramedidas” sobre aço e alumínio como forma de responder à decisão dos Estados Unidos em impor uma taxa de 25% sobre todas as importações dos produtos, disse nesta segunda-feira (07) o comissário do Comércio do bloco europeu, Maros Sefcovic.

O dirigente europeu disse ainda que a UE está pronta para discutir a proposta para zerar as taxas sobre todos os produtos industriais comercializados entre o bloco e os EUA, mas que no momento a UE foi “forçada” a reagir às tarifas de Trump.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Sefcovic disse que a UE está preparada para discutir uma solução com os EUA, mas que “até agora, não vimos um engajamento real que pudesse levar a uma solução mutuamente aceitável”.

Os EUA anunciaram na semana passada que passarão a cobrar uma taxa de 20% sobre todos os produtos da UE, parte das tarifas retaliatórias anunciadas por Trump visando reformar as relações comerciais americanas.

Últimas em Economia

Sefcovic disse que a aplicação de contramedidas sobre aço e alumínio será votada nesta semana, com previsão para começarem a ser aplicadas no dia 15 de abril. Ao ser questionado se a UE pode adotar outras medidas retaliatórias contra os EUA, o comissário europeu disse que “todas as opções estão na mesa”.

A avaliação de Sefcovic é de que a relação comercial da UE com os EUA está em um momento “delicado”, com 70% do total de exportações do bloco europeu enfrentando tarifas de 20% a 25%, e que qualquer decisão deverá ser tomada em consenso entre os membros do bloco europeu.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Euro


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS