- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Venda de gasolina com alto teor de etanol é a nova medida de Biden para conter preços
Venda de gasolina com alto teor de etanol é a nova medida de Biden para conter preços
O governo dos Estados Unidos planeja permitir temporariamente que gasolina com alto teor de etanol seja vendida durante o verão. A medida é uma tentativa de controlar o preço nas bombas, de acordo com autoridades americanas.
A decisão permitirá que a gasolina com 15% de etanol seja vendida entre 1º de junho e 15 de setembro. Normalmente, apenas uma mistura de 10% de etanol pode ser comercializada no período para reduzir a poluição.
Funcionários do governo disseram que a medida diminuirá a dependência do petróleo e dará aos motoristas mais opções. Pelos cálculos da Casa Branca, o plano pode reduzir os preços atuais em pelo menos US$ 0,10 por galão.
Fontes da indústria do petróleo, porém, questionaram se a medida será eficaz para reduzir os preços. A mistura com mais etanol pode, na verdade, aumentar os preços nas refinarias. As cotações do milho, assim como as do petróleo, também tiveram aumentos neste ano por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Executivos da indústria de petróleo querem que o presidente americano, Joe Biden, encontre maneiras de incentivar o investimento na produção de petróleo e gás natural dos EUA.
“Estamos preocupados que o governo não esteja focado nos problemas estruturais reais e tente encontrar soluções de curto prazo que não chegam ao cerne da questão”, disse Frank Macchiarola, vice-presidente de Política, Economia e Assuntos Regulatórios do American Petroleum Institute (API).
Ambientalistas também se opuseram a tentativas anteriores de aumentar o limite durante o verão por causa da poluição gerada pela mistura. Mas a medida é há muito tempo apoiada pelos produtores de milho, usado para produzir etanol.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) usará a invasão da Ucrânia pela Rússia como argumento para emitir uma decisão de emergência para permitir a venda de combustível com 15% de etanol durante o verão, disseram as autoridades.
Biden falará sobre a medida durante uma visita a Iowa na tarde de hoje. Antes disso, os dados da inflação em março nos EUA serão divulgados pelo Departamento de Trabalho. Em fevereiro, o índice de preços ao consumidor foi de 7,9%, na base anual, maior nível desde 1982.
“O foco aqui também é garantir que estamos atendendo à emergência de suprimento de curto prazo e fazendo isso aproveitando os combustíveis produzidos internamente”, disse um dos funcionários do governo americano.
A EPA revisará a cada 20 dias se a medida emergencial será mantida em vigor. A E15, como é chamada a gasolina com 15% de etanol, é vendida atualmente em 2,3 mil postos de gasolina, segundo o governo. Os EUA têm mais de 150 mil postos nacionalmente, de acordo com o API.
Biden fez campanha prometendo regras ambientais mais duras, mas está sob pressão há meses para lidar com os preços historicamente altos da gasolina.
As pesquisas mostram que os eleitores estão insatisfeitos com a inflação e alguns democratas antecipam que as eleições legislativas de novembro poderão tirar do partido o controle da Câmara dos Deputados e do Senado.
No governo do ex-presidente Donald Trump, a EPA passou a permitir de forma permanente as vendas de gasolina com 15% de etanol. Na época, a Casa Branca descreveu a medida como um compromisso entre os interesses agrícolas e energéticos.
Refinarias dos EUA processaram o governo pela decisão. No último verão, um tribunal federal de apelações derrubou a medida, dizendo que a Casa Branca havia ultrapassado os limites de sua autoridade ao interpretar indevidamente o texto da Lei do Ar Limpo.
Autoridades do governo Biden dizem que a decisão de hoje é baseada em uma regra diferente. Eles também disseram que a EPA determinou que não haverá danos ambientais com a mudança temporária.
Leia a seguir