O índice de vendas de imóveis pendentes nos Estados Unidos, um indicador antecedente de vendas de imóveis com base em assinaturas de contratos, caiu 5,5% para 74,2 em dezembro, após quatro meses consecutivos de alta, segundo a Associação Nacional de Corretores Imobiliários (NAR, da sigla em inglês). O resultado contrariou a expectativa de economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, que esperavam alta de 0,3% do índice.
“Após quatro meses consecutivos de aumento nas assinaturas de contratos, um retrocesso não é uma boa notícia, mas também não é totalmente surpreendente”, diz o economista-chefe da NAR, Lawrence Yun, no comunicado. “Os dados econômicos nunca seguem uma linha reta.”
Todas as quatro regiões dos Estados Unidos registraram perdas mensais nas vendas no mês passado, sendo a queda mais significativa no Oeste.
“A atividade contratual caiu de forma mais acentuada nas regiões mais caras, como o Nordeste e o Oeste, onde as taxas elevadas de juros hipotecários reduziram consideravelmente a facilidade de compra”, afirma Yun.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir