Elon Musk inaugura primeira fábrica da Tesla na Europa

Com dois anos de atividade, a fábrica permitirá que a Tesla construa carros para os mercados europeus, que atualmente dependem de importações dos Estados Unidos e China

Elon Musk, dono da Starlink - Foto: Mike Blake/Reuters
Elon Musk, dono da Starlink - Foto: Mike Blake/Reuters

Elon Musk iniciou formalmente as entregas aos clientes na primeira fábrica europeia da Tesla nos arredores de Berlim, um marco na expansão internacional da fabricante de carros elétricos.

Falando ao entregar os primeiros veículos Tesla Model Y construídos na fábrica para seus novos proprietários, o diretor-executivo disse que a fábrica criaria uma base para veículos elétricos e baterias que armazenariam energia do vento e do sol. Musk chamou isso de um grande passo na luta contra o aquecimento global.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Cada veículo que fabricamos será mais um passo na direção de um futuro de energia sustentável”, disse ele. “Você deve ter esperança no futuro. Este problema será resolvido.”

O chanceler alemão Olaf Scholz saudou a fábrica como um impulso econômico para o leste da Alemanha, que ainda está alcançando o oeste mais rico do país mais de três décadas após a reunificação.

Com dois anos de atividade, a fábrica permitirá que a Tesla construa carros para os mercados europeus, que atualmente dependem de importações caras dos Estados Unidos e da China, e adaptar veículos aos gostos locais, disseram analistas. A fábrica pretende empregar até 12 mil pessoas e fabricar até 500 mil veículos por ano, começando com o Model Y, um crossover esportivo.

Na véspera da inauguração da fábrica, Musk disse no Twitter: “Faz uma enorme diferença na eficiência do capital localizar a produção dentro de um continente”.

Em 2019, o estado de Brandemburgo competiu com outras localidades na Alemanha e na Europa para sediar a fábrica da Tesla. A localização proposta, em Grünheide, cidade cercada por florestas e lagos, ganhou a licitação graças à proximidade da capital alemã e à promessa do governo regional de obter aprovações rápidas para a fábrica. Como parte da disputa, as autoridades alemãs até organizaram voos para executivos da Tesla em um avião Antonov chamado “Anushka” para pesquisar o terreno onde a fábrica seria construída.

Na época, Musk estava em Berlim para receber o prêmio “Golden Steering Wheel” de um grupo alemão da indústria automotiva. Ele revelou a notícia e disse: “Todo mundo sabe, com certeza, que a engenharia alemã é excelente. Você sabe que é parte da razão pela qual estamos instalando a Gigafactory Europe na Alemanha.”

A espera para começar a produzir na Europa acabou, mas a entrada da Tesla na região pode ser retardada pela guerra da Rússia na Ucrânia, que causou nova escassez de fabricantes de automóveis na região.

Embora a Tesla tenha gerenciado melhor a crise de chips do que a maioria de seus rivais, ela usa muitos dos mesmos fornecedores que os fabricantes alemães. “A Tesla não pode se separar fundamentalmente dos gargalos de entrega”, disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gerenciamento Automotivo, um instituto de pesquisa na Alemanha.

Ferdinand Dudenhöffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva em Duisburg, Alemanha, disse que a nova fábrica na Europa provavelmente ajudaria a Tesla a se tornar ainda mais competitiva contra rivais alemãs como a BMW, pois continua a reduzir custos. “Assumimos que a Grünheide produzirá pelo menos 100 mil novos modelos da Tesla este ano e, em 2023, a curva aumentará acentuadamente”, disse ele.

 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tecnologia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS