ESG: que significa e como isso afeta seus investimentos

A sigla ESG em português quer dizer governança social e corporativa. Como isso pode afetar seus investimentos?

Hoje vamos falar em como pensar em questões ambientais e sociais enquanto você administra o seu dinheiro. Apresentamos o ESG. A sigla em inglês signfica environmental, social, corporate governance. Em português, traduzimos para “governança social e corporativa”. E o uso dessas três letrinhas é famoso por se referir às boas práticas empresariais nesses contextos.

Falando de fatores ambientais, se preocupar com ESG é se preocupar em diminuir as emissões de gases de efeito estufa, a poluição, o uso de água, o desmatamento, com foco na utilização de materiais recicláveis ou reciclados, entre outras ações. A parte social toca em pontos como direitos humanos e trabalhistas, inclusão, diversidade, desenvolvimento de funcionários e projetos sociais. Por fim, governança é ter atenção em como a empresa é gerida. Se tem ética e transparência, para evitar violações de conduta como assédio e corrupção.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Falando assim, dá para ver que incorporar os princípios de ESG é praticamente o mínimo que se espera de uma empresa bem-organizada, não é mesmo? Mas infelizmente não é sempre assim.

Como surgiu o ESG

Olhar para ESG é um movimento recente. Ele ganhou relevância em 2004, quando a ONU criou o documento “Ganha quem se importa”. Ele tornou pontos de meio ambiente e comunidade em algo importante para o mercado de capitais!

As empresas estão de fato pensando nesses princípios, mas muitas só se empenharam de verdade quando o dinheiro entrou no jogo. No Brasil, até criaram um Índice de Sustentabilidade Empresarial na Bolsa, ISE B3 pros íntimos. Com base em um questionário, o índice seleciona ativos de acordo com o nível de comprometimento com os temas ESG.

Os stakeholders, responsáveis por avaliar as ações das empresas, falam que quem vai bem na colocação costuma ter solidez e melhor reputação e resiliência ante as incertezas e vulnerabilidades do mercado.

Quer saber mais sobre o ESG? Veja o Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em ESG


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS