Extra fecha totalmente até fevereiro de 2022; lojas viram Assaí
O contrato de cessão dá direito de exploração de até 70 pontos comerciais do Extra Hipermercados ao Assaí
O Assaí e o Grupo Pão de Açúcar (GPA) assinaram o contrato de cessão no valor de até R$ 3,97 bilhões regulando ao Assaí os direitos de exploração de até 70 pontos comerciais do Extra Hipermercados. Em comunicado emitido em conjunto, as empresas reforçam que a rede compradora pagará esse montante em parcelas entre dezembro deste ano e janeiro de 2024.
A venda dos pontos do Extra Hiper pelo Grupo Pão de Açúcar ao Assaí foi comunicada ao mercado em outubro. A assinatura do acordo de cessão ocorreu após os conselhos de administração das companhias, com votos apenas dos conselheiros independentes, aprovarem os termos e condições do contrato definitivo de cessão de direitos de exploração das unidades do Extra vendidas ao Assaí.
As companhias ressaltam que a operação está caminhando em linha com o cronograma inicialmente previsto, com um rápido avanço da negociação com os proprietários das lojas, além da desmobilização dos imóveis pelo GPA. A expectativa é que de 20 a 30 lojas Extra Hiper encerrem as atividades até 31 de dezembro, enquanto a maior parte das unidades deverá fechar até o fim de janeiro de 2022 e o restante, até o fim de fevereiro.
O Assaí e o GPA reforçam que, em paralelo à operação, está sendo realizada a alienação de 17 imóveis próprios do Grupo Pão de Açúcar, com preço de venda de R$ 1,2 bilhão, ao fundo imobiliário da SuccesPar, com garantia do Assaí. As companhias esperam que as negociações se encerrem antes do fim do primeiro trimestre do ano que vem.
Leia a seguir