Fundação FHC coloca à disposição do público arquivo pessoal de criador do Plano Real

Documentos reunidos por Edmar Bacha tratam do Plano Real e foram doados para a instituição que leva o nome do ex-presidente.

O acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso passa a oferecer ao público em geral, a partir de hoje, mais de cem documentos inéditos sobre o Plano Real. Eles foram doados pelo economista Edmar Bacha. Ele foi um dos idealizadores do plano econômico.

Assim, informa a Fundação, o conjunto de documentos “revela o caráter processual da transição econômica, por meio de textos de discussão, atas, relatórios, subsídios, artigos e propostas que circularam entre os membros da equipe de acadêmicos” que idealizou o Plano Real.

Exposição

Então, a Fundação FHC informou ainda que mantém aberta a exposição ‘Um plano real: a história da estabilização do Brasil’.

Dessa forma, a exposição ocorre na sede da Fundação, no centro histórico de São Paulo, e é gratuita. A mostra tem uma versão digital que pode ser conferida aqui.

Personagem principal

Edmar Bacha é o personagem principal do primeiro episódio da série de podcasts ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’. Ele conta detalhes sobre como foi a concepção do plano, inclusive a história do rascunho do plano em um papelzinho azul no apartamento de Fernando Henrique Cardoso.

Assim, vale lembrar que o podcast é uma produção original da Inteligência Financeira em parceria com o Estúdio Novelo e patrocínio do Itaú BBA.

Dessa maneira, além do podcast, a Inteligência Financeira preparou um perfil de Bacha que você pode ler aqui.

Leia a seguir