- Home
- Mercado financeiro
- De Obama ao Furacão da Copa de 70, Jairzinho: o que grandes nomes falaram sobre Pelé
De Obama ao Furacão da Copa de 70, Jairzinho: o que grandes nomes falaram sobre Pelé
Obama presta tributo a Pelé: ‘Entendeu o poder do esporte para unir as pessoas’
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama prestou um tributo para Pelé em suas redes sociais e o definiu como “um dos atletas mais reconhecidos do mundo”.
“Pelé foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas. Nossos pensamentos estão com sua família e todos que o amavam e admiravam”, postou Obama.
Furacão da Copa 70, Jairzinho lamentou a morte de Pelé
Furacão da Copa 70, Jairzinho lamentou a morte de Pelé, que ocorreu nesta quinta-feira, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon. Eles atuaram juntos no Mundial de 1970, no México, onde o Brasil conquistou o tricampeonato.
Frases que ficaram famosas ditas por políticos e celebridades
Muito se escreveu e se falou sobre o Rei durante sua vida. Algumas das frases sobre ele, cunhadas por nomes como Nelson Rodrigues, Pier Paolo Pasolini e Ronald Reagan, ficaram famosas. Após seu falecimento, onde não resistiu ao tempo de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, algumas delas se tornaram eternas. Relembre exemplos aqui:
Carlos Drummond de Andrade, escritor brasileiro: “Marcar mil gols como Pelé não é difícil. Marcar um gol como Pelé é muito difícil”
Ferenk Puskas, maior jogador da Hungria: “O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo”
Armando Nogueira, jornalista brasileiro: “Pelé certamente teria nascido bola, se não tivesse nascido gente”
Johan Cruyff, jogador e técnico holandês: “Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica”
César Luis Menotti, técnico argentino: “Maradona só seria um novo Pelé se ganhasse três Copas do Mundo e marcasse mais de mil gols”
Ronald Reagan, presidente dos EUA de 1981 a 1989, em outubro de 1982: “Eu sou Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é”
Sigge Parling, zagueiro sueco na final da Copa de 58: “Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo”
Pier Paolo Pasolini, artista italiano: “No momento em que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia”
Jornal britânico “The Sunday Times”, após a final da Copa de 1970: “Como se pronuncia Pelé? D-E-U-S”
Nelson Rodrigues, escrito brasileiro: “Não me venham falar em Di Stefano, em Puskas, em Sivori, em Suárez. Eis a singela verdade: não chegam aos pés de Pelé. Quando muito, podem engraxar-lhe os sapatos, escovar-lhe o manto” e “Quando ele apanha a bola e dribla um adversário é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”
Jimmy Carter, presidente dos EUA de 1977 a 1981: “Pelé elevou o futebol a um nível nunca antes visto na América”
João Saldanha, jornalista e treinador brasileiro: “Dentro de campo, Pelé foi um gênio, o maior que conheci. Fora do campo, é um homem comum”
Pelé, rei do futebol
A batalha contra o câncer
Ele não resistiu às complicações e teve a morte anunciada nesta quinta, 30. Leia mais.
Relembre a carreira do Rei do futebol no cinema
Ele apareceu em diversos longas. Veja quais.
Leia a seguir