Haddad: Inflação preocupa um pouquinho, sobretudo em virtude de clima

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (11), que a inflação causa preocupação na equipe econômica, principalmente em virtude dos acontecimentos climáticos recentes. De acordo com ele, o governo tem acompanhado a situação, mas os efeitos do clima nos alimentos e na energia causam um pouco de preocupação. “Essa inflação advinda desse fenômeno […]

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (11), que a inflação causa preocupação na equipe econômica, principalmente em virtude dos acontecimentos climáticos recentes. De acordo com ele, o governo tem acompanhado a situação, mas os efeitos do clima nos alimentos e na energia causam um pouco de preocupação. “Essa inflação advinda desse fenômeno [clima] não se resolve com juro”, disse.

O ministro falou com jornalistas na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília. Haddad apontou que o Banco Central está com um quadro técnico bastante consistente para tomar a melhor decisão sobre a taxa de juros. Nesta terça-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA teve deflação de 0,02% em agosto, após apresentar inflação de 0,38% em julho.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Leia mais:

  • Com deflação, IPCA tem alívio pontual, mas seca já pressiona
  • Brasil está com 25 unidades da federação sob seca severa, diz Marina
  • Lula anuncia criação de Autoridade Climática
  • Não há caminho de volta para as finanças climáticas depois do G20, diz coordenadora de trilha de finanças do grupo

“A atividade econômica continua vindo forte, nós devemos, essa semana, divulgar a reprojeção do PIB e as consequências da arrecadação, possivelmente com um aumento da projeção além do que nós estávamos esperando, possivelmente com 3% de crescimento ou mais”, declarou Haddad.

Últimas em Mercado financeiro

De acordo com ele, o piso de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) já está “contratado”. O ministro disse, ainda, que a equipe está acompanhando o mercado de trabalho, que tem crescimento consistente e com foco em investimentos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS