IBGE: Indústria de bebidas lidera ranking de ações ambientais

A indústria de bebidas lidera o ranking de adoção de medidas ambientais, com 100% das empresas com iniciativas ambientais, mostra a Pesquisa de Inovação Semetral (Pintec 2023): Indicadores Temáticos – Práticas Ambientais e Biotecnologia. Por outro lado, instalação de máquinas e equipamentos é segmento com menor parcela de empresas industriais que revelam ações na área […]

A indústria de bebidas lidera o ranking de adoção de medidas ambientais, com 100% das empresas com iniciativas ambientais, mostra a Pesquisa de Inovação Semetral (Pintec 2023): Indicadores Temáticos – Práticas Ambientais e Biotecnologia. Por outro lado, instalação de máquinas e equipamentos é segmento com menor parcela de empresas industriais que revelam ações na área ambiental (56,4%). Em todos os ramos da indústria, portanto, a maioria das empresas adotam práticas ambientais.

O estudo é uma parceria entre o IBGE, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e investiga a prática ambiental em empresas industriais de médio e grande porte, com pelo menos 100 funcionários. O levantamento foi feito com uma amostra de 1.611 empresas, de um total de 9.833 que se encaixam no perfil estudado.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na análise por tema ambiental, a indústria de bebidas também lidera em recursos hídricos (93,3%), eficiência energética (87%), reciclagem e reuso (93,4%) e tem a segunda posição em resíduos sólidos (93,4%) atrás apenas de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (94,4%).

No topo das empresas com maior proporção de adoção de práticas ambientais, também aparecem refino e derivados de petróleo, coque e biocombustíveis (99,4%); artigos de borracha e plástico (95,9%); equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (95,8%).

Últimas em Mercado financeiro

Entre os últimos do ranking, fabricação de produtos de madeira (81%); confecção de artigos do vestuário e acessórios (75,1%). Ainda assim, estão acima do último da lista, que é o ramo de instalação de máquinas e equipamentos (56,4%).

O gerente de pesquisas temáticas do IBGE, Flavio Peixoto, explica que geralmente as práticas ambientais estão ligadas ao ramo de atividade em que atuam. “Cada tema ambiental tem especificidades. E os setores, por sua natureza, tendem a praticar mais as iniciativas ligadas às suas atividades”, afirma.

A indústria de bebidas, por exemplo, se destaca no tema de recursos hídricos (93,3%). Já o setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos é líder em resíduos sólidos (94,4%), enquanto o de refino e derivados de petróleo, coque e biocombustíveis lidera em uso do solo (83,5%).

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS